Diversidade e Turismo
Bayard Boiteux
"Turismo é aprender a conhecer outras culturas, respeitá-las e sobretudo fazer de cada morador um aliado no desenvolvimento turistico"
Bayard Boiteux
21
março
2017

Eventos e Capacitação

escrito por Bayard Boiteux

Hoje,quero conversar com você sobre a capacitação para a área de eventos.Nossa conversa nasce na palestra que proferi hoje no IX Congresso Brasileiro de Convention and Visitors Bureaux,no Rio de Janeiro,realizado pelo Brasil Convention & Visitors bureaux.


Quando falamos em eventos,faz-se necessário entender que os mesmos visam reduzir o problema da sazonalidade.No fundo,o produto final dos eventos deveria ser um conjunto de 12 eventos,um por mês e que tivesse força total para interagir com os outros segmentos da cidade,como hospedagem e gastronomia ou seja trazer novos consumidores:turistas de evento.

Infelizmente,em muitos casos os gestores municipais entendem que devem organizar shows em praças publicas com artistas que cobram caches elevadíssimos e que só servem para o lazer da população local.Nosso desafio é mudar a mentalidade de tais secretários e prefeitos,com uma diretriz mais profissional do conceito"evento".Para tal,devem existir duas secretarias distintas:uma de turismo e outra de eventos,ideia lançada no Rio,quando Cesar Maia foi Prefeito.

O grande problema é que os eventos são criados aleatoriamente e se sobrepõem.Hoje,propus que cada cidade ou convention bureau tenha uma central de todos os eventos que acontecessem,para que fruturos organizadores possam melhor dimensionar seus projetos.

Por outro lado,deixei claro que devido ao perfil das empresas organizadoras de eventos e seus colabiradores,o ideal é que tivéssemos cursos na modalidade EAD.Sugeri um tecnólogo,um MBA em gestão de eventos e alguns cursos livres.O importante é conseguir bons parceiros que possam patrocinar o projeto e assim além de colaborar com a formação de profissionais,conseguir uma atividade inovadora no EAD,com encontros presenciais e vivências dentro de empresas.

Mencionei a falta de visão das administrações municipal e estadual do RJ de não terem aproveitado o legado das Olimpiadas,para uma grande campanha promocional,sobretudo pela ociosidade hoteleira que hoje é uma marca do Rio,cidade cara e com problemas de violência urbana.

Enfim,foi um momento de interação com profissionais de eventos e espero que possamos discutir aqui também...

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades