Diversidade e Turismo
Bayard Boiteux
"Turismo é aprender a conhecer outras culturas, respeitá-las e sobretudo fazer de cada morador um aliado no desenvolvimento turistico"
Bayard Boiteux
21
julho
2014

Lições da Copa para as Olimpíadas

escrito por Bayard Boiteux
Minha Amiga, há muitos anos, Fatima Gatoeiro, editora da Revista Hotelnews me pediu um artigo, que foi publicado no site daquele veículo na sexta e que compartilho aqui, por entender que pode ser uma colaboração para nosso blog...
 

As lições da Copa e as Olimpíadas

A Copa que terminou no último domingo foi um grande estudo de caso,para que possamos nos aprimorar cada vez mais,nossa atuação, na área de eventos.Embora os turistas tenham sido contagiados por nossa alegria,o que foi muito positivo, os preços surreais praticados no Rio de Janeiro criaram um novo perfil de consumidor:vem dos países sul americanos de carro e se hospedam em locais públicos, inclusive eventualmente se alimentando no restaurante popular da central do Brasil. Infelizmente, não estávamos preparados para tal fluxo, que acabou se dividindo em várias áreas da cidade, com uma concentração grande em Copacabana, trazendo problemas para a população anfitriã, pelo barulho que faziam e com a falta de banheiros públicos, urinavam e defecavam nas ruas. Assim, nosso grande desafio nos próximos anos é criar estrutura de camping's e sobretudo fomentar a hospedagem domiciliar, filão hoje existente no mundo inteiro e que apresenta uma nova possibilidade para os consumidores. É óbvio que existe uma outra parcela de sul americanos, de melhor poder aquisitivo, que representou 25% da ocupação hoteleira carioca.

Verificamos também que o espanhol não pode ser esquecido nos programas de capacitação. Precisamos nos espelhar em Balneário de Camboriú, por exemplo que tem sinalização bilíngue em espanhol, cardápios nos restaurantes e um domínio bom do idioma. Damos muita ênfase ao inglês mas esquecemos que os nossos maiores emissores estão na América do Sul e que a população hispano falante dos EUA é cada vez mais importante. E interessante também como a Argentina tem qualificado muito bem seus recursos humanos em português. levando em consideração a importância que outorgam ao turista brasileiro, que tem um gasto per capita altíssimo. Os transportes públicos, como o metro carioca que já tem avisos em inglês deve incluir doravante o espanhol.

Não vamos, por outro lado, nos basear apenas nos resultados das diversas pesquisas desenvolvidas que mostram um contentamento grande com o produto. Os turistas que vem para Copa são geralmente festeiros e encontraram uma população anfitriã que adora badalar e que soube recebê-los. Temos que aproveitar o momento para fazer uma grande campanha institucional, calcada em depoimentos positivos e pensar sempre na importância do Rio, no cenário de nosso turismo. Foram felizes e emanam de um secretário técnico, que é o caso do atual titular do Estado do Rio, as declarações de que nos próximos eventos internacionais, o Rio vai se promover de forma individual, o que já fez muito bem a Bahia, por exemplo.

Bons ventos sopram no Brasil e no Rio, que merecem mais estudos e menos discursos inflamados, se aproveitando do turismo,em períodos eleitorais e não dinamizando o turismo, como instrumento de melhoria da qualidade de vida dos que aqui residem. Vamos unir esforços e lutar por um turismo sustentável e que permita sair para sempre dos vergonhosos seis milhões de turistas que recebemos...

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades