Diversidade e Turismo
Bayard Boiteux
"Turismo é aprender a conhecer outras culturas, respeitá-las e sobretudo fazer de cada morador um aliado no desenvolvimento turistico"
Bayard Boiteux
08
agosto
2016

Parque Olimpico-Rio 2016:participando de um jogo de handebol

escrito por Bayard Boiteux

Hoje,quero conversar com você sobre minha experiência no domingo no Parque Olimpico e na utilização do transporte publico especial...

No domingo,dia 07 de agosto,,resolvi ,por conta própria,testar os serviços que estão sendo ofertados para os que se deslocam ao Parque Olimpico,para ver as competições.O processo de compra dos ingressos pela internet foi rápido e logo imprimi meu ingresso,para dois jogos de handebol,que se realizavam na Arena do Futuro,às 09h30min.

Embora more na Barra Olimpica,sai de casa com uma hora de antecedência e encontrei uma Abelardo Bueno fortemente policiada pelas Forças de Segurança Nacional com dezenas de voluntários,dando as boas vindas aos que chegavam em vários idiomas,com a hospitalidade que nos é peculiar e indicando os portões de entrada.As cwentenas de pessoas que chegavam na manha de domingo eram dirigidas para filas rápidas e passavam pela primeira inspeção.Abri minha mochila e voltei a passar pelo esquema de segurança,por causa de uma chave perdida na minha bermuda, É engraçado mas pensaram o tempo todo que eu era norte-americano e sempre me falavam ou me cumprimentavam em inglês.

Logo,me dirigi para a Arena dom Futuro,indicada em vários idiomas por voluntários com megafones.Faltavam 40 minutos para o inicio do jogo e a entrada da Arena foi rápida e me dirigi para meu lugar,sempre orientado em inglês,pelos voluntários.

No primeiro jogo,Catar X Croácia,a Arena estava bem vazia,o que me deixou tristepois conhecia muita gente que poderia estar ali,Meu ingresso de 100 reais,na fila s,era ótimo e dava uma excelente visão da quadra.Torci muito pelo Catar,que ganhou.O jogo tem dois tempos de 30 minutos.No final do primeiro,fui ao toalete e a fila era grande mas rápida nos mictórios.O ambiente era limpo e existiam toalhas de papel.Ja para a alimentação,as filas eram enormes e os preços salgados:uma agua mineral custava 8 reais.As pessoas reclamavam das filas e diziam que era melhor descer para comprar os lanches,antes dos intervalos.

O segundo jogo,Suécia X Alemanha foi mais empolgante.A torcida alemã não parava de gritar Deutschland e via-se também alguns suecos com bandeiras....Nos intervalos fazíamos coreografias com olas e ondas.Foi muito divertido e animou muito os presentes.

Após conhecer o Parque e fotografá-lo,inclusive a Praça de Alimentação,resolvi comprar o riocard especial e me dirigir para a zona sul.Comprei na estacao Rio 2 do BRT ,sendo que om pagamento de 25 reais só podia ser feito em dinheiro exato ou no cartão de debito.Tive então que me dirigir ate o Terminal Alvorada,sair do mesmo e me deslocar ate a estação Barrashopping ,o que me pareceu bem complicado e as pessoas não sabiam informar muito bem,desde que cheguei no Alvorada.O ideal é ir direto para a estação Parque olímpico e de la pegar o brt para o Jardim Oceanico.

Embarquei então na estação Barra shopping em direção ao Jardim Oceanico,para pegar o metro linha 4.As indicações na chegada do BRT foram mais organizadas e embora o fluxo fosse grande,consegui chegar na estacao Jardim Oceanico e embarcar sentado.Que experiência agradável de chegar em Ipanema em 15 minutos.Um grande legado QUE SÓ PODE SER UTILIZADO por quem tiver ingresso.,que é solicitado em Ipanema,no embarque,o que não me pareceu adequado.Os estrangeiros não entendiam muito bem....

Gostei da minha experiência,já entusiasmado pela abertura,que foi bonita,embora tenha sentido falta de musica e dança clássica e achado o discurso dio Nuzman repetitivo e com inglês sofrivel.

No momento em que faço o post,ganhamos nossa primeira medalha de ouro.Foi Rafaela Silva no judô.Feliz com a atleta negra,oriunda da Cidade de Deuis,no Rio,que vou indicar para Embaixadora do Rio.

Estoun orgulhoso de ser carioca e ver o evento acontecendo e os problemas que eventualmente acontecem e vão acontecer sendo resolvidos.

Rio,terra de paixão e competência na organização de eventos.

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades