Diversidade e Turismo
Bayard Boiteux
"Turismo é aprender a conhecer outras culturas, respeitá-las e sobretudo fazer de cada morador um aliado no desenvolvimento turistico"
Bayard Boiteux
23
novembro
2017

Politicas Publicas de turismo e a municipalização

escrito por Bayard Boiteux

          A atividade turística nasce no município.E ali que devem se  concentrar todos os esforços de desenvolvimento sustentável,numa ação conjunta do Poder Publico,da iniciativa privada e da população anfitriã.Estamos cansados e não aguentamos mais a escolha de gestores municipais de turismo,sem a devida qualificação e sem que se cerquem pelo menos de um staff técnico.O que se vê no Brasil e no Estado do RJ,são gestores de turismo que desconhecem a atividade ou que simplesmente,o que é mais comum a confudem com o lazer da população local,através de eventos em praça publica,onde são pagos cachês altíssimos,que poderiam ser revertidos em ações pontuais,que muito ajudariam numa melhor estruturação das cidades,como produtos turisticos.

Fora,os novos prefeitos e seus assessores que mudam todas as estruturas existentes nas empresas municipais de turismo,por exemplo,retirando funcionários de carreira e colocando protegidos políticos.A história do turismo local não é e nunca será construída por uma única administração.E um esforço conjunto de várias gestões. E a prata da casa deve ser necessariamente privilegiada.Um dos maiores gestores de turismo do Rio,Alfredo Laufer,que não era da área mas buscou apoio no corpo técnico da Riotur e conseguiu uma gestão inovadora e com o apoio e alegria dos que ali trabalhavam.Outro exemplo foi Roberto Gherardi ,na Turis-Rio,que melhorou na percepção do produto Estado do Rio,com programas de formação e estruturação.

E obvio que muitos municípios no principio foram fazendo concursos publicos e admitindo turismologos na execução das politicas publicas de turismo locais,que devem começar com um inventario turístico e um plano municipal de turismo,com metas pré-estabelecidas,que podem ser avaliadas no final da gestão.Cabe ao município,elaborar material promocional em pelo menos três idiomas,sinalizar turisticamente a cidade,desenvolver programas de capacitação para o trade e população anfitriã, cuidar da informação turística com postos bem localizados com estrutura simples mas funcional e finalmente promover.E muito simples.Ninguem descobre a povora ou pensa que salvou a cidade.Planos de turismo mesmo,no caso do Rio só tivemos com o Plano Maravilha e uma revisão do mesmo por Medina,com a criação de novos polos turístico.

O plano nacional de municipalização do turismo(PNMT) nunca poderia ter sido descontinuado,mesmo que merecesse correções e aprimorações era o instrumento eficiente e capaz para a melhoria do turismo brasileiro.

Enfim,volto qa fazer tais considerações ,num momento em que estamos novamente perdidos com ações de todos os lados sem nenhuma coordenação e sem foco nenhum.O foco do turismo é a melhoria de qualidade de vida da população e sua inserção no processo produtivo.Será que é tão difícil entender e trabalhar com orientações técnicas e plausíveis?

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