Diversidade e Turismo
Bayard Boiteux
"Turismo é aprender a conhecer outras culturas, respeitá-las e sobretudo fazer de cada morador um aliado no desenvolvimento turistico"
Bayard Boiteux
22
abril
2015

Preservale:turismo e sustentabilidade

escrito por Bayard Boiteux

O Preservale, que congrega as fazendas do Vale do café, cresceu nos últimos 20 anos, no sentido de buscar soluções e tentar implementá-las para fazer da região um produto turístico estruturado. Conta, sobretudo, com o esforço de seus associados, que, além de restaurar e preservar suas fazendas, cuidam das estradas e do atendimento do entorno por falta de políticas especificas governamentais para a região. Percebe a estruturação na ajuda para que seus associados possam melhor gerir suas propriedades com uma consultoria gratuita, que fornece um plano de trabalho.

Por outro lado, preservando o caminho de sucesso, o projeto memória Preservale, implementado por Nestor Rocha, vai criar um verdadeiro banco de dados para pesquisadores e ressaltar o trabalho dos fundadores do Instituto, nomeadamente Sonia Mattos, que juntou um grupo de fazendeiros para a criação da marca Preservale. Um livro digital será lançado em junho e distribuído gratuitamente. Queremos resgatar e deixar consignado um trabalho conjunto.

Hoje, a diretoria entende que é vital capacitar todos os prestadores de serviços turísticos dos municípios onde estão situadas as fazendas. Assim, foi criado um programa de capacitação turística e um programa de Iniciação escolar ao turismo, frutos da Carta de desenvolvimento turístico e sustentável do Vale, que nasceu de um seminário realizado em Paty do Alferes. Do evento, emanam diretrizes e projetos para os próximos 4 anos.

Um dos exemplos é a área de marketing, que além de um workshop para preparar os interessados, se utiliza das redes sociais, com exposições virtuais, relatos em blogs de turismo e acompanhamento de posts no Trip Advisor. Fora o nosso portal, que também desempenha papel informativo sobre as fazendas associadas e mantém noticias atualizadas. Menção especial também para a criação da revista Grão, órgão oficial do Preservale, que atua como instrumento de divulgação e do conhecimento de alguns projetos.

É sempre bom lembrar que não somos apenas turismo, mas que preservação e sustentabilidade são pilares de nosso entendimento de desenvolvimento. Hoje estamos estudando o reflorestamento e plantio de café como colaboração essencial para a sustentabilidade. Não podemos esquecer trabalhos sociais desenvolvidos por nossos associados, como o projeto de visitação das escolas pela Fazenda São Luiz da Boa sorte e o de uma escola com aulas de inglês e ressocialização de presos na Fazenda São João da Barra.

O caminho é duro, mas hoje, com as pesquisas que estão sendo desenvolvidas, passamos a ter dados mais concretos na hora da tomada de decisões. O empreendedorismo de nossos associados, como a Fazenda União, com sua senzala e museu, nos dão orgulho pela contribuição para a história brasileira.

O Preservale é hoje um dos instrumentos existentes para uma retomada do crescimento turístico, do respeito a nossas tradições, mas precisa que o governo faça sua parte, mormente sinalizando e melhorando as condições de comunicação, isto é, a internet e a telefonia.

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades