Diversidade e Turismo
Bayard Boiteux
"Turismo é aprender a conhecer outras culturas, respeitá-las e sobretudo fazer de cada morador um aliado no desenvolvimento turistico"
Bayard Boiteux
10
abril
2014

Reflexões sobre a consultoria

escrito por Bayard Boiteux

Em um mundo globalizado e que necessita cada vez mais de novas tecnologias e estratégias competitivas, a consultoria vem adquirindo uma forma efetiva de buscar soluções para a sobrevivência das empresas. Fundamentada em um diagnóstico prévio,que traz um retrato da situação atual, o consultor interage como elemento externo e sem intervenção no processo, como alguém que vai implementar metodologias e otimizar o funcionamento e as práticas organizacionais e promocionais.

É preciso entender que o mundo foi mudando e, desde que o Consenso de Washinghton estabeleceu algumas diretrizes e as ditaduras militares caíram, o neoliberalismo passou a retirar cada vez mais o papel preponderante do Estado e permitir a entrada de capital estrangeiro e empresas internacionais. Surge, assim, uma vontade grande de reavaliar todos os procedimentos internos, certificar os serviços e assim poder competir com os grandes.

É, devemos confessar, o início da grande jornada da consultoria, que também vê na terceirização uma forma de reduzir custos e enfrentar o problema das empresas familiares, cujos filhos nem sempre têm condições ou vontade de seguir os negócios.

Por outro lado, surgem também inúmeros interessados em investir em turismo ou hotelaria sem saber muito bem o que fazer. Normalmente possuem recursos expressivos mas precisam de um aconselhamento estrutural e legal. Vislumbram negócios distintos dos atuais, normalmente baseados em nichos de mercado que vão dar ao consultor um estudo prévio do consumidor final e formas totalmente empreendedoras de brigar, em um mercado que vem se mantendo estagnado, no formato da operação.

Nosso grande desafio é que a consultoria permita revoluções no campo do conhecimento da Hotelaria e do Turismo, trazendo para o mercado um diferencial competitivo, baseado em produtos inovadores e bem segmentados e estilizados.

São inúmeros segmentos como shoppings, lojas, municípios turísticos, empresas organizadoras de eventos, transportadoras e instituições de ensino que buscam hoje através das vivências do consultor ou do benchmarketing de empresas exitosas um modelo sustentável, capaz de crescer dentro de uma visão de redução de custos mas calcada na inovação constante.

O consultor deve possuir características como ética, disciplina, criatividade, paciência, ser negociador e bom vendedor mas, sobretudo, um bom educador na gestão dos talentos de uma empresa. Ele normalmente vai precisar do apoio de outros colaboradores, que o complementem, na gestão dos processos.

Na área de eventos,há possibilidade de prover conteúdo para seminários ,congressos,com a indicação de temas e palestrantes,propor eventos sustentáveis para empresas organizadoras de eventos,cuidar da abertura de uma empresa inovadora,na área.

A consultoria abre novas esperanças mercadológicas para egressos de Turismo e Hotelaria e deve ser uma disciplina das grades curriculares que fomente a criatividade, o empreendedorismo e gere negócios.

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades