Política e Turismo
Eduardo Jorge Costa Mielke
Blog de capacitação e discussão sobre política de turismo. Informação técnica de qualidade.
04/07/2017
Calendário de Eventos do seu Município: A MÁQUINA DE OPORTUNIDADES. PARTE I.
Eventos sempre foram e sempre serão a "menina dos olhos" de qualquer Prefeito, mesmo porque parte deles associam atividade turística com "festas". Isso até que não é ruim. Se você é técnico da área, não se sinta incomodado com isso. Lembre-se que a outra parte ainda não associou com coisa alguma. E desde já, aqui vai a primeira oportunidade....A sua! Nunca se esqueça dos chineses e seus antigos ditados...
19/06/2017
As Vantagens de Fazer Gestão de Turismo Através do Comtur Para O Secretário de Turismo - Parte III
Como Fazer Gestão de Turismo Municipal Através do Comtur. Parte III – Série SIMTUR: AS VANTAGENS DE FAZER GESTÃO DE TURISMO ATRAVÉS DO COMTUR PARA O SECRETÁRIO DE TURISMO.
07/06/2017
Como Fazer Gestão de Turismo Municipal Através do Comtur. Parte II - Sustentabilidade Política e Legal do Comtur.
Sustentabilidade Legal e Política = Representatividade+legitimidade+autonomia.
27/04/2017
Como Fazer Gestão de Turismo Municipal Através do Comtur - Parte I
Muito mais do que uma questão de sensibilização, fazer gestão turística municipal através do COMTUR é uma questão estratégica e de competitividade. Todos ganham, desde os Empresários ao Secretário Municipal de Turismo. Mas, principalmente, ganha os cidadãos e a sua Cidade. Em outras palavras, queremos deixar claro de ante mão, que não há hoje outro caminho, senão o de fazer Política Pública de Turismo Municipal pelo e através do COMTUR.
11/04/2017
Atenção Parlamentares e Dirigentes de Turismo!! #pormaisleisinteligentes.
Destinos Inteligentes lastram-se em leis inteligentes, certo? Pois é... Quando vejo Projeto de Lei (PL) de COMTUR feitos no crtC-crtV para cumprir tabela, ou que cria FUMTUR sem base de recursos, ou ainda que criam Rotas Turísticas sem o mínimo de relação com o mercado... Bah! Credo, que balaio!! Até quando teremos que ver o Turismo tão na prateleira de baixo assim?
04/04/2017
Minha Empresa Ganhou Um Selo de Qualidade! Como Saber Se Ter Um, é Sinal de Mais Vendas.
Se seu objetivo ou expectativa por ter recebido o selo é, ter mais acesso ao mercado, eles somente te proporcionarão isso se a certificadora tiver um business por trás, como uma plataforma, e ou algo como uma OTA (Agência de Viagens On-line ...Em inglês livre). Tudo é uma questão na verdade de referência. É isso que você deve olhar. No resto, aproveite a festa da premiação!
28/03/2017
Como Pensar no Fumtur. Dicas e Orientações Para Que O Fundo Faça A Diferença.
No âmbito do SIMTUR – Cooperar para Competir, o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR) é um dos pilares de sustentação financeira tanto das ações estruturantes e estruturais, bem como das promocionais. São instrumentos públicos de descentralização de gestão, e criados através de Lei. Diante deste cenário, não perca a oportunidade de usar o processo de estruturação-organização como um exemplo de cooperação. Isso sim é Turismo no Município.
21/03/2017
Fique Tranquilo! Organizar O Comtur Não Implica em Convidar Aquele Primo Que Você Nunca Vê.
Turismo é uma atividade comercial e competitiva, que precisa organizar-se de forma coesa, dinâmica e cooperada. Conselhos inflados resultam num bando de acentos que nem esquentam pela diversidade de suplentes dos suplentes.
14/03/2017
Última Parte: Como trazer o poder público municipal para o lado do Turismo.
Não perca esta chance!!! Eventos sempre serão, além do xodó, a grande oportunidade estratégica para que a Secretarias de Turismo possam mostrar a sociedade, o Turismo como um grande catalizador do desenvolvimento econômico.
08/03/2017
Como trazer o Poder Público Municipal para o lado do turismo. Parte II - O papel de cada um, inclusive o seu!
Toda vez que o Turismo da sua Cidade não anda ou fica muito aquém do que poderia, muito provavelmente o problema está como sempre na base. Isto é, o que o papel que cada um (Secretaria de Turismo-Sectur, Trade e o Terceiro Setor) no desenvolvimento turístico não está nada claro.
21/02/2017
Como Trazer Valorizar O Turismo na Sua Cidade - Parte I
Turismo se faz em rede. O real entendimento do quanto o conceito de LOCALIDADE é importante, está na mesma proporção da relação de dependência que há entre o Poder Público, a Cidade e seus Cidadãos. Olhar de verdade para este tripé é a fórmula de trazer Poder Público Municipal para o Turismo e vice e versa. Nele está o sucesso da gestão do Secretário. O resto é resto.
14/02/2017
Secretário Municipal de Turismo: Primeiros Passos ou é o que sobrou do Xadrez Político?
E neste jogo, há o xadrez político. Nunca se esqueça que ninguém é eleito sozinho. Os acordos feitos pelo seu atual prefeito precisam ser cumpridos. Foram compromissos de campanha assumidos e que após a vitória, precisam ser concretizados.
08/02/2017
Acessibilidade é Muito Mais do Que Investimento! Então mexa-se!
Ao todo no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (IBGE, sem ano). Simples assim, este número representa 24% de todos os brasileiros. Não é pouco, não e mesmo?
31/01/2017
Muita entidade para pouco caldo: a “sopa de letras” e a política de turismo municipal.
Você já percebeu a quantidade de entidades que circulam no ambiente político do Turismo? Com raríssimas exceções, sobretudo àquelas ligadas aos patronatos, esta verdadeira “sopa de letras” pouco têm contribuído no desenho de Políticas de Turismo nos Municípios.
25/01/2017
Em tempos de debate sobre destinos inteligentes? Será que estamos lidando com políticas inteligentes?
Lidar com a questão da inteligência para o seu Destino é muito mais simples e barato que imagina! Veja aqui as dicas e orientações.
1
2
Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores