Turismo e Eventos
Osiris Marques
"Viajar é deparar-se consigo mesmo, mas também é sair de si para encontrar-se com os outros".
Fábio Carpinejar
14/08/2016
Os sabores e dissabores da Rio 2016: Um breve balanço das Olimpíadas
Que as Olimpíadas são o maior evento do planeta, isso todos sabemos. Mas ser testemunha ocular do real tamanho do evento é outra história. Acreditem, a Olimpíada é um evento muito grande, com uma logística extremamente complexa, já que, além dos funcionamento das arenas e das especificidades que cada esporte exige, ainda deve-se pensar em toda a logística de transporte, deslocamento, segurança, hospitalidade, e um sem fim de outras questões.
25/10/2015
Rock in Rio 2015 injeta mais de R$ 500 milhões de reais na economia do Rio de Janeiro
O Rock in Rio 2015 trouxe quase 300 mil turistas para a economia carioca que geraram uma renda de mais de R$ 500 milhões de reais. Neste post conheça melhor os impactos econômicos deste megaevento e as principais características dos turistas que dele participaram.
23/04/2015
Por que a realização de pesquisas é tão importante na tomada de decisões para o setor de turismo e eventos?
No Brasil, infelizmente, ainda não vemos estabelecida no Brasil uma cultura de realizações de pesquisas como base sistemática para a tomada de decisões. Países como os Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Austrália e Canadá, estão muito à frente no entendimento da importância da realização de pesquisas. Falamos muito sobre o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) como base do processo de melhoria contínua, mas continuamos sem gerar informações adequadas para que esse ciclo de fato possa propiciar a tal melhoria contínua que nos leve a um nível de excelência, seja no nível micro ou no nível macro. O fato é que sem pesquisa não há informação. E sem informação não há excelência. E sem excelência não há competitividade. Está mais do que na hora que nossos empresários, gestores públicos, decision makers do setor em geral entenderem a importância da pesquisa e da informação na tomada de decisões. A partir dessa momento a pesquisa, que com certeza é vista por muitos como um custo, passará a ser vista como um instrumento de busca de excelência e competitividade e, portanto, como um investimento.
25/03/2015
Normalização do setor de eventos: o que a produtividade e a competitividade têm a ver com isso?
Mais de cem anos depois e, certamente, baseado em outro contexto e em outras questões e necessidades, o setor de eventos, atualmente, passa por preocupações semelhantes que buscam construir parâmetros que permitam que a qualidade da organização de eventos se eleve para um novo patamar, onde os conceitos fundamentais da qualidade moderna, acima descritos, possam ser plenamente desenvolvidos e viabilizem a transformação da indústria de eventos num setor de excelência.
12/03/2015
Depreciação do dólar em 2015: novas oportunidades para o setor de eventos
Neste post inaugural no meu blog aqui no portal da Revista Eventos, gostaria de iniciar com uma discussão atual e fundamental para a economia brasileira: o fortalecimento da moeda americana nesses meses iniciais de 2015.
Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores