Viagem de Negócios
Fabio Steinberg
Um jornalismo crítico e independente do setor
18/03/2017
Viagens & Negócios
Gestão do Turismo nas mãos do governo brasileiro em todas as esferas já se provou ineficaz. É tempo de deixar a iniciativa privada cuidar do assunto.
09/05/2015
Tudo Pelo Poder
Uma linha tênue separa verdadeiros líderes dos que apenas têm a capacidade de se adaptar aos novos ventos para sobreviver no poder. O turismo é um terreno fértil, mas não o único segmento da economia brasileira onde dirigentes associativos se encantam tanto com os holofotes que até se esquecem dos ideais que representam.
14/03/2015
Viagens & Negócios
Há hotéis que ainda insistem em se comportar como se estivessem nos tempos do mata-borrão. Por isto correm o risco de ter o mesmo fim.
20/02/2015
Viagens & Negócios
Está cheio de gente que quando não tem certeza de alguma coisa, diz que acha. Menos mal se for conversa de bar. O problema é quando isto ocorre no mundo real.
31/01/2015
Viagem & Negócios
"É preciso mudar para as coisas ficarem como estão". Esta frase, celebrizada no filme “O Leopardo”, de Luchino Visconti, cabe como luva para definir a situação do turismo no Brasil.
13/11/2014
Viagem de Negócios
A expressão "bird strike" não está associada a um destes aplicativos de joguinho eletrônico, mas sim a um problema grave que assombra toda o ecosistema de viagens aéreas. Saiba como inofensivos pássaros são capazes de provocar graves estragos nos céus, não só ao colocar em risco a segurança do voo mas também aumentar o custo das passagens aéreas.
12/11/2014
Viagem de Negócios
Quem conhece as cidades do interior do Brasil sabe que a maioria da sua hotelaria dita econômica, isto é, voltada principalmente para negócios, deixa a desejar. Não se exigiria muito deles. Apenas boas instalações, com quartos limpos, equipados com cama confortável, ar condicionado e água quente, a preços justos - a exemplo do que se observa em países que oferecem boa infraestrutura para o viajante. Mas felizmente isto está mudando para melhor.
09/11/2014
Aviação
Paulo Kakinoff, presidente da GOL, conta como a companhia aérea brasileira, fundada em 2001, se reestruturou para manter hoje uma Frota de 141 Boeing 737 Next Generation, que transportou, no ano passado, 36 milhões de passageiros em rotas nacionais e internacionais. Além de incorporar duas empresas em dificuldades financeiras, criou inovações, como o e-ticket, influenciando as concorrentes
06/11/2014
Viagem de Negócios
Tal qual pessoas, os países também têm capacidade de enfrentar e solucionar problemas, por mais sérios que sejam. Para isto, basta vontade e lideranças à altura do desafio. O exemplo da Colômbia é inspirador. Vítima no passado de violência sem limites provocada pelo tráfico de drogas, depois de três décadas de trabalho sério e consistente o país renasce com resultados econômicos surpreendentes.
04/11/2014
Viagem de Negócios
As principais companhias aéreas brasileiras de hoje contam com uma frota moderna e uma gestão muito profissional. Problemas existem, muitos por conta de uma infraestrutura aeroportuária que não acompanhou a demanda que se triplicou a 100 milhões de passageiros nos últimos anos. Por isto, cobrar cada vez mais qualidade do serviço é uma obrigação de todos, mas demonizar a aviação comercial com exigências descabidas e por vezes antieconômicas é outra muito diferente. Afinal, não haverá uma indústria saudável sem bons resultados financeiros.
02/11/2014
Viagem de Negócios
Os sites de avaliação, internacionais ou brasileiros, independentes ou ou associados a alguma empresa, estào de tal forma incorporados à indústria de turismo que ficou difícil lembrar da época em que não existiam. No entanto, poucos hotéis, restaurantes e atrações exploram adequadamente o imenso potencial que as críticas - positivas ou negativas - oferecem para alavancar os negócios.
30/10/2014
Viagem de Negócios
Tornou-se impossível viver sem internet. Se isto já é verdade em casa ou no trabalho, torna-se ainda mais evidente durante as viagens, principalmente as de negócios. Por isto, hotéis, aeroportos, aviões, navios, restaurantes, ônibus e até carros se equipam cada vez melhor para receber seus visitantes. Mas só que agora não basta ter só Wi-Fi; o consumidor exige também que os dados também trafeguem em alta velocidade.
28/10/2014
Viagem de Negócios
Na busca pela competitividade as companhias aéreas de todo o mundo buscam sempre medidas que permitam obter economias em todas as frentes de operação. Neste processo, a maior queixa dos viajantes em classe econômica dos aviões é dos assentos incômodos que mal inclinam, transformando a experiência de voar muitas vezes em pesadelo. A novidade é que o noticiário tem sido ocupado recentemente com casos de voos que foram interrompidos devido a batalhas entre passageiros por maior espaço.
26/10/2014
Viagem de Negócios
De tempos em tempos surgem novas expressões técnicas que depois que caem na rede social viram moda sem ninguém pensar de onde vieram, mas que todo mundo passa a usar automaticamente. “Wearables” é a mais nova menina a se mudar para a vizinhança do consumo. Trata-se de um conceito de vestir tecnologia, algo que já está em voga desde os anos 80, mas que ganhou notoriedade adicional com o lançamento recente do relógio digital da Apple.
23/10/2014
Viagem de Negócios
Sai governo, entra governo, o turismo brasileiro continua a receber um tratamento cruel. Transformado em depositório de interesses políticos, o setor não é tratado de forma profissional nem pelas autoridades federais, estaduais ou municipais, com raras exceções, e estas, mesmo assim, raramente copiadas. Muito blá blá blá e pouca ação, é hora de perceber que numa economia moderna e globalizada não dá mais para considerar o turismo como se fosse um produto secundário. Há anos que o total de visitantes estrangeiros ao Brasil permanece o mesmo, enquanto o resto do mundo avança no quesito. Vamos torcer para que o gigante adormecido e cheio de potencial acorde desta vez
1
2
3
Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores