Portal Eventos

* Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

Diversidade e Turismo
Bayard Boiteux
"Turismo é aprender a conhecer outras culturas, respeitá-las e sobretudo fazer de cada morador um aliado no desenvolvimento turistico"
Bayard Boiteux
08
novembro
2016

O turismo,as eleições e a crise economica

escrito por Bayard Boiteux

Hoje,quero conversar com você sobre as recentes eleições e o turismo

Acabamos de vivenciar eleições,que travaram lutas entre candidatos de perfil oposto mas que esqueceram o turismo,em suas pautas e discussões,debates e propaganda gratuita.O foco do recente pleito municipal foi em grande parte das cidades um conjunto de ofensas pessoais e apresentação de metas que nunca são cobradas nos finais dos governos e acabam fazendo parte de um tripé,que há anos norteia nossas eleições:Saúde,Educação e transporte.

Tanto os vereadores e os prefeitos esqueceram de incluir o TUrismo,como uma forma efetiva de recuperar as finanças municipais,se escolhidos gestores técnicos que não queiram viver do pseudo glamour do segmento mas efetivamente buscar soluções,com um planejamento a médio prazo calcado no aumento de turistas nacionais e internacionais,captação de eventos e revisão da infraestrutura existente,através de um apriomoramento de áreas vitais como aeroportos,portos,rodoviáriass,postos de informações turísticas e sistematização da sinalização turística,alé é claro de uma retomada de programas municipais de segurança turística,que fazem parte de uma real tomada de consciência dos gestores.

O sistema oficial de turismo vive um período de desmotivação total,com salários fora da realidade de mercado e inexistência de planos de cargos e salários,além de concursos públicos.A quantidade de turismologos oriundos das poucas faculdades de turismo que ainda restam estão quase sempre ávidos para revolucionar o mercado e talvez a solução sejam as politicas publicas.

A promoção institucional deve ser a chave do sucesso das futuras gestões,com ênfase em novos programas de promoção,já que feiras de turismo nem sempre tem resultado em grandes avanços turísticos.O foco é a busca dos mercados existentes e um esforço para manter acesa na cabeça e na alma dos consumidores,a vontade de consumir nosso produto turístico,que esbarra em falta de criatividade e com cada nova administração querendo "recomeçar do zero"como se nada tivesse sido feito ou pior retomar no final de alguns meses os mesmos projetos,mudando os nomes.

A crise que os Estados passam e alguns municípios vai trazer um lado sombrio para o turismo:menos investimentos ainda ...Um dos casos que mais nos preocupa é o Estado do Rio de Janeiro,que em estado falimentar deixará o turismo se perder na burocracia.Não adianta manter secretarias e convidar profissionais da área para cuidar da administração,se os mesmos não possuem recursos para nada e vivem fazendo figuralção publica em eventos ou lançando programas exdruxulos sem nenhuma conectividade efetiva.

As lideranças empresariais envelheceram e perderam o trem da luta .Vivem com seus discuros de saudade do passado e não evoluem para o novo Turismo da sustentabilidade,da responsabilidade social,da colaboração com o poder Publico em suas estrategias.Falta muita vontade politica,que foi se perdendo ao longo dos anos e que hoje não tem mais caminho de volta.

Os prefeitos que hoje assumem podem estar certos de que o Turismo vai trazer resultados positivos como aconteceu com as Olimpiadas,a Copa do Mundo,os Panamericanos para citar alguns eventos e como fazem o Reveillon e o Carnaval anualmente.No entanto,cidades não vivem apenas de eventos ícones e não podem gastar milhões como até hoje para shows de cantores famosos em praças publicas na celebração dos aniversarios municipais.

É hora de deixar que nossas cabeças se encham de ideias possíveis e palpáveis e que tenhamos coragem de lutar para que aconteçam....