60ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo ocorre no Expo Center Norte

O congresso ocorreu pela manhã dessa quarta-feira (17), último dia de WTM Latin America
60ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo

Na manhã desta quarta-feira (17), ocorreu a 60ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo, no Expo Center Norte, na capital paulista, mesmo equipamento que recebeu a 11ª edição da WTM Latin America, nos últimos dias 15 e 16 de abril. O último dia da feira ocorreu, também, nesta quarta-feira, até as 18:00h. 

Representantes de entidades do trade reuniram-se para debater pontos importantes de projetos, além de validar informações e trocar ideias sobre o turismo brasileiro, o Feirão de Turismo, o PERSE, com destaque para a aprovação das resoluções para instalação de 13 Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT), além do reconhecimento do programa Vai Turismo, pelo secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do MTur, Milton Zuanazzi.

Segundo Zuanazzi, a reunião marca a retomada de fóruns de debate de problemas e foco no avanço de políticas estratégicas para desenvolver o turismo no país. “O turismo precisa ser prioridade, temos que ser protagonistas na pauta de desenvolvimento do Brasil. O Vai Turismo foi elaborado justamente para recomendar políticas públicas para o turismo ser reconhecido como vetor de desenvolvimento, e nós temos carência de dados, de números que reflitam a verdadeira importância do setor. O CNT retorna com essa missão de valorizar o turismo e direcionar políticas para o setor”, afirmou. 

O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) foi, rapidamente, abordado por Ricardo Dias, da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), que usou o assunto de gancho para indagar a pauta da reforma tributária no segmento o qual ele representa. “Como é que uma montadora, uma empresa de floristas, que já tributa flor, o oléo diesel, ou seja já possui esse problema de tributação duas, três vezes, tornando a situação delicada, então esse é um dos pontos que seria importante ser questionado”, disse. 

Sergio Junqueira Arantes, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, aproveitou do seu momento de fala para conscientizar acerca da importancia da capacitação profissional para a indústria de eventos. “Primeiramente, eu coloco a Academia totalmente a disposição para auxílio na parte de coneúdo do Salão do Turismo, e gostaria também de falar sobre dois programas da Academia”, disse. Sergio explicou sobre o LAB Academia, um espaço desenvolvido para aproximar a indústria de eventos e turismo das universidades, buscando abarcar também todo o espectro dentro de uma única plataforma, e o Programa de Certificação de Excelência de Gestores de Eventos (CeGe), o 1º Programa exclusivamente brasileiro que certifica gestores de eventos. 

Eu convido todos aqui presentes a participarem da Aula Magna Inaugural, no dia 21 de maio de 2024, que será proferida pelo Acadêmico Carlos Alberto Julio, é uma aula gratuita, e aberta a todos”, afirmou.

Enid Câmara, presidente da ABEOC Brasil, pontuou sobre a Cerimônia de Assinatura simbólica dos Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre Embratur e 06 entidades do segmento MICE, para fomentar e apoiar a realização de eventos internacionais “É inegável que os eventos de negócios têm considerável peso no desenvolvimento do País e na economia”, contou.

Sete acadêmicos na reunião do Conselho Nacional de Turismo

Lançamento da revista Tendências: 

O Ministério do Turismo lançou, durante o congresso, a 5ª edição da revista eletrônica Tendências do Turismo, publicada todos os anos. A publicação auxilia profissionais e gestores de turismo tendo como base as demandas atuais do setor e o comportamento dos viajantes. Nela, existem cinco macrotendências e 15 microtendências da atividade turística descritas, com destaques para: turismo sustentável e destinos comprometidos com a pegada ecológica; experiências gastronômicas como motivação principal da viagem; turismo de luxo; impactos da inteligência artificial para o setor; realização de grandes eventos musicais, além de novidades como o astroturismo.

A coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, afirma que: “São informações importantes de fontes com respaldo no setor. Nosso objetivo é auxiliar os profissionais, sobretudo os micro e pequenos empreendedores e gestores públicos, informando sobre as demandas atuais dos viajantes”, comentou.

Ainda segundo Fabiana, os dados e informações analisados para elaboração da revista foram colhidos de relatórios de instituições e empresas nacionais e internacionais que trabalham com turismo, além de matérias de diferentes veículos especializados. Confira a revista em anexo: 

Confira algumas imagens, por Portal Eventos:

* Fotos Destaques: Divulgação/PortalEventos