Alceu Ântimo Vezozzo, fundador da Rede Bourbon de Hotéis e Resorts, morre aos 93 anos

Morreu nesta segunda-feira (19) o empresário fundador da rede de hotéis Bourbon, Alceu Ântimo Vezozzo. Ele estava internado no Hospital Santa Cruz, em Curitiba, e de acordo com a família faleceu aos 93 anos de causas naturais. O velório está marcado para esta terça-feira (20), no Cemitério Parque Iguaçu.
Alceu Ântimo Vezozzo

É com profunda tristeza que a Rede Bourbon de Hotéis & Resorts, uma das principais redes hoteleiras do país com 60 anos de história, comunicou o falecimento de seu fundador Alceu Ântimo Vezozzo. O empresário e engenheiro, um dos grandes nomes do setor hoteleiro do país, morreu aos 93 anos, nesta segunda-feira, 19 de junho.

Com domicílio em Curitiba, o empresário fazia questão de comparecer com frequência ao Bourbon Curitiba Hotel & Suítes, um dos mais tradicionais da capital paranaense, para acompanhar o andamento da empresa e até aconselhar alguns colaboradores. Muito querido por todos, o fundador da rede hoteleira sempre foi muito próximo dos colaboradores e dos clientes, além de prezar sempre pela gentileza e cordialidade no dia a dia. Alguns, ele conhecia desde o início da trajetória na Bourbon.

Nascido na cidade de Cambará, no norte do Paraná, e formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie em São Paulo, Alceu Vezozzo sempre foi bem relacionado e reconhecido como uma personalidade pública. O fundador da rede hoteleira fazia questão de ressaltar que desde o princípio a Bourbon se preocupou em oferecer bons serviços para os clientes. O principal objetivo determinado por ele era que o hóspede tivesse o sentimento de satisfação total e sempre quisesse voltar. Alceu não tinha dúvida de que o cliente sempre seria muito bem cuidado com uma hospitalidade especial durante sua estada na Bourbon.

Para Alceu Ântimo Vezozzo Filho o maior legado deixado pelo pai não foi a grandiosa rede hoteleira, mas os seus valores. “Essa marca simboliza uma forte cultura de acolhimento e cuidado com as pessoas e com cada detalhe, um trabalho consistente e diário com valores muito sólidos e qualidade ímpar”, completou o presidente da rede hoteleira.

Outra contribuição de grande relevância deixada pelo fundador da Bourbon foi o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental. Criado em 2002, em Cambará, por Alceu Ântimo Vezozzo, a partir da construção de 80 casas para mães solo do município, o projeto socioambiental cresceu com o passar dos anos e hoje funciona em um complexo escolar. A instituição vem transformando a vida de mais de 2.000 pessoas de 5 a 80 anos e contribuindo com a formação de cidadãos.

Alceu Vezozzo deixa a esposa Laila, os dois filhos Alceu Vezozzo Filho e Maria Angélica e netos.

Por meio de nota, a rede de hotéis lamentou a morte do fundador.

"Com profunda tristeza comunicamos o falecimento do nosso fundador, Alceu Ântimo Vezozzo.Que busquemos conforto na união, na fé em Deus e na certeza de que o nosso patriarca, célebre fundador da Rede Bourbon de Hotéis e Resorts viveu uma vida plena, de muitas experiências, contribuições e construção de um legado ímpar, sempre com responsabilidade junto às comunidades onde atuou e às pessoas que passaram por seu caminho, que foram inúmeras.

Ele nos deixa uma saudade imensa, mas nunca será esquecido por sua cordialidade, valores, persistência, iniciativa e visão. Um grande homem, um grande pai e um hoteleiro brasileiro que deixa um enorme legado nos negócios e na área social com o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental."

O primeiro hotel da rede Bourbon, comandada pelo empresário, foi construído em Londrina, em 1963. O primeiro resort foi erigido em Foz do Iguaçu, dez anos depois. A expansão para fora do Paraná se consolidou em 1982, com a construção de uma unidade no centro da cidade de São Paulo, seguida pela construção de um segundo resort, na cidade de Atibaia, em São Paulo. Mas o primeiro hotel na capital paranaense só viria seis anos depois, em 1988.

Atualmente a Rede Bourbon de hotéis e resorts conta com mais de 20 unidades no Brasil, Paraguai e Argentina. Além de comandar uma das maiores marcas do setor hoteleiro do país, Vezozzo também se dedicou à criação do Instituto Bourbon, em sua cidade natal. Além do complexo escolar, com três instituições de ensino, o instituto conta também com um ginásio e uma biblioteca digital.

Rede Bourbon

A história da Bourbon começou há 60 anos com a construção do Bourbon Londrina Hotel. O empreendimento, que tinha 45 apartamentos em sua primeira fase, envolveu toda a família Vezozzo e foi construído em um terreno do pai de Alceu Ântimo Vezozzo.

Dez anos após a construção do hotel em Londrina, Alceu mirou voos mais altos. Em uma viagem ao Paraguai para tratar do intercâmbio com o Rotary de Assunção, o voo teve que fazer uma escala em Foz do Iguaçu devido ao mau tempo. Nos dois dias em que permaneceu na cidade paranaense, até então pouco explorada pelo turismo e com pouca estrutura, apesar das Cataratas, Alceu se encantou com um terreno, comprou e construiu o primeiro resort da Bourbon.

Atualmente, a rede soma mais de 20 unidades em três países (Brasil, Paraguai e Argentina) e em mais de 20 cidades atuando com marcas próprias como Bourbon, Rio Hotel e Be. São aproximadamente 5.000 acomodações que a colocam entre as dez maiores marcas hoteleiras atuantes no Brasil. A Bourbon Hotéis e Resorts é uma empresa 100% brasileira

Com a maior estrutura para congressos e convenções da hotelaria brasileira, a Bourbon Hotéis e Resorts tem mais de 41.000 m² de espaços modernos e confortáveis. Além de contar com mais de 2.000 mil funcionários preparados para proporcionar uma estadia agradável. É reconhecida por sua gastronomia premiada, ambientes elegantes, acolhedores e atendimento de excelência, garantindo o padrão Bourbon de hospedar e receber.