ApexBrasil leva empresas brasileiras para expor em feiras no Japão e Panamá

Ambos os eventos ocorreram na primeira semana de março
ApexBrasil promove participação do Brasil em feiras internacionais

Uma das principais frentes de atuação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é promover a participação brasileira em feiras internacionais, para dar aos produtos brasileiros, em toda a sua diversidade e potencial competitivo, a oportunidade de alcançar possíveis importadores no mundo. Na primeira semana de março, a Agência levou uma delegação de 30 empresas nacionais para expor seus produtos na Foodex, que ocorre em Tóquio, no Japão, e uma delegação de 16 companhias para a ExpoComer, da cidade do Panamá.

Ao organizar os pavilhões brasileiros nesses ambientes, bem como a ida de empresas brasileiras para essas exposições, a ApexBrasil promove a imagem e a geração de negócios das empresas nacionais, além de propiciar a prospecção de tendências e análise de concorrência. Ou seja, é uma forma do Brasil ampliar suas exportações e seguir acompanhando as tendências globais”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Presença brasileira na Foodex

A Foodex começou na última terça-feira (5) e finalizou no dia 8 de março, na capital japonesa, reunindo cerca de 85 mil compradores que comercializam dentro do país. Foram mais de 3.300 expositores de 60 países, o que representa uma oportunidade como porta de entrada para os demais países da região, sobretudo aqueles signatários do Acordo de Parceria Transpacífica (TPP), acordo de livre-comércio estabelecido entre doze países banhados pelo Oceano Pacífico.

Esta é a 49ª edição da feira, que já se consolidou como uma das mais importantes ações para alimentos, bebidas e agronegócios na Ásia e é a única feira no Japão na qual há uma participação organizada pelo governo brasileiro.

Na edição do ano passado, a ApexBrasil levou uma delegação de 25 empresas que juntas movimentaram USD 123.290.800 entre negócios imediatos e previstos para os 12 meses seguintes. Neste ano, a delegação está composta por 30 companhias, de todas as regiões do país, sendo 16 delas gerenciadas por mulheres.

Uma delas é a Essenciale, empresa de mel e derivados de pequeno porte, de Minas Gerais, que já esteve na Foodex outras vezes, mas sua CEO, Nivia Acici, acredita que essa foi uma das mais promissoras. “Comparado com o ano passado, o pavilhão Brasil que a ApexBrasil fez está maior, tem mais empresas participando e estamos todos com boas expectativas dessa participação, com esperança de bons negócios e melhores oportunidades”, afirmou Nivia.

Assim como a Esseciale, outras oito empresas participantes da feira são do setor de mel e derivados. O Japão é o principal importador de própolis do Brasil, o que naturalmente abre muitas portas para o setor. Além deste, a delegação brasileira na Foodex 2024 está composta por empresas do setor de carnes de aves, bovinas e suínas; chocolates, balas e confeitos; ovos e derivados; açaí e polpas de frutas; biotecnologia; molhos, temperos e geleias; amendoim e doces; sucos; bebidas destiladas; vinhos, vermutes e vinagres; massas e preparações alimentícias; e açúcar e álcool.

Brasil na ExpoComer 2024

Por sua vez, a ExpoComer também começou dia 5 e finalizou em 7 de março, na Cidade do Panamá. Organizada pela Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura do Panamá (CCIAP), trata-se de uma feira multissetorial focada nos setores de alimentos, bebidas e produtos agrícolas; têxteis; vestuário e acessórios; tecnologia e eletrônica. Na edição do ano passado, foram contabilizados mais de 15.000 visitantes, de 30 diferentes países. Trata-se de uma grande oportunidade para fazer negócios na região da América Central e Caribe.

Após mais de 10 anos, a ApexBrasil volta a marcar presença na ExpoComer. Nesta edição, a delegação brasileira foi composta por 16 companhias, oriundas de todas as regiões do país, de diversos setores, entre eles: equipamentos médicos; bebidas alcóolicas e não alcoólicas; artesanato; tecidos; lácteos; material esportivo; cosméticos; cintas e malhas; maquinário; doces; e alimentos para pets.

Estavamos com perspectiva de fazer bons contatos com potenciais clientes da região”, disse Ramon Torriani, gerente de Exportação da empresa Mococa, uma das integrantes da delegação brasileira na ExpoComer. Ele conta que o seu principal produto é o Leite Condensado e que tem duas versões que fazem muito sucesso: o Leite Condensado integral e a mistura láctea condensada a base de gordura vegetal. Com o apoio da ApexBrasil, a empresa já participou de outras grandes feiras como a SIAL Paris, em 2022, a Anuga, na Alemanha, em 2023, e mais recentemente, em fevereiro, participou da Gulfood, em Dubai. “O apoio da APEX nestes eventos é fundamental para o desenvolvimento dos nossos negócios no comércio internacional”, afirma Ramon.

Dentre os produtos do agronegócio que serão expostos na ExpoComer, os principais embarques do Brasil ao Panamá em 2023 foram de produtos de confeitaria (US$ 2,7 m8ilhões), sucos de laranja (US$ 1,3 milhão) e alimentos para cães e gatos (US$ 783 mil). O Brasil é o sexto maior fornecedor de bens para o país, com 2,2% de participação em 2022.

* Fotos Destaques: ApexBrasil promove participação de empresas brasileiras em feiras internacionais (Divulgação/Assessoria)