Até quanto Curitiba è uma capital tão perfeita ?

Você visita Curitiba em regiões centrais e bairros nobres e realmente vê uma cidade bem planejada. Mas basta sair desse eixo para perceber que a realidade já eh outra. Sou meio curitibano e meio paulistano e me sinto à vontade em apontar essas observações. O governo local escancara constantemente que trata-se de um Estado e uma cidade que trabalha e está entre as melhores no Mundo. Sim, talvez a pretensão da campanha nem contemple as outras cidades brasileiras. A cidade não deixa de ser interessante com tantas atividades que oferece ao seu residente e turistas. Bons restaurantes e bares ; galerias e museus incríveis. Mas existe sim num entrelinhas uma visão muito peculiar do curitibano que muitas vezes não saiu da cidade para conhecer outras.

A aparente blindagem midiática em torno dos problemas de Curitiba revela uma faceta complexa da relação entre a cidade e a mídia nacional. Enquanto as questões adversas são minimizadas ou até mesmo ignoradas, a imagem de perfeição é cuidadosamente cultivada, contribuindo para a percepção equivocada do público em geral.

Rua XV de Novembro , Curitiba.

Essa distorção na representação da realidade cria uma dicotomia entre a narrativa oficial e a experiência cotidiana dos cidadãos. Por um lado, o governo local promove uma imagem de excelência e diferenciação, reforçando o orgulho regional e uma sensação de superioridade em relação a outros lugares. Por outro lado, os desafios enfrentados pela cidade, como acidentes de trânsito chocantes e crimes violentos, são relegados ao silêncio, criando uma desconexão entre a realidade e a percepção pública.

Essa dissonância entre a imagem idealizada e a realidade vivida pode gerar uma sensação de isolamento e alienação entre os habitantes locais, que enfrentam as dificuldades do dia-a-dia sob o peso de uma narrativa distorcida. Além disso, ao serem perpetuadas visões estereotipadas e simplificadas sobre Curitiba, o restante do Brasil pode perpetuar uma percepção limitada e incompleta da cidade e de seus habitantes.

É importante reconhecer que toda comunidade enfrenta desafios e contradições, e Curitiba não é exceção. Somente ao confrontar honestamente esses problemas e reconhecer a complexidade da realidade local é que se pode iniciar um diálogo construtivo e efetuar mudanças significativas para o bem-estar de todos os seus residentes. Afinal, a verdadeira força de uma cidade não reside na perfeição aparente, mas sim na capacidade de enfrentar e superar os desafios com integridade e solidariedade.