BRAZTOA levou vencedores do Braztoa de Sustentabilidade à viagem à Catalunha

Vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/2023 vão para uma viagem à Catalunha, na Espanha, e a ação faz parte das entregas da última edição dessa premiação
Fageda d’en Jordà y volcan Croscat

A BRAZTOA, em parceria com a Agência Catalana de Turismo e a Espanha, Centro Oficial de Turismo Espanhol, levou os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade de 2022/2023 em uma viagem de benchmarking, na qual todos puderam vivenciar boas práticas ligadas à sustentabilidade, visitando empreendimentos e trocando experiências de sucesso em turismo sustentável, e contou ainda com a cobertura da GTA Assit, que ofereceu o seguro-viagem a todos os participantes.

Entre os dias 5 a 10 de outubro, o grupo formado por Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA, Rosane Pimentel e Araceli Garcia, da Agência Catalana de Turismo, Rayane Ruas, da Sprint Dados, consultora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, e pelos representantes dos vencedores: Thiago Esperandio, da Ambiental Turismo, Tiago Xavier, da CVC, Brenda Leite, da Secretaria de Turismo de São Luís, Niuara Tedesco, da Secretaria de Turismo de São Sebastião, Paulo Coelho, da Estância Mimosa, Sonia Goelzer, da Quinta da Estância, e Marcia Bichara, da Cafezal em Flor, contou com uma programação exclusiva e inspiradora, com muita troca e aprendizado com os empresários locais e entre si.

Essa viagem foi uma entrega aos vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, através de uma parceria muito especial com a Agència Catalana de Turismo e com o Centro Oficial de Turismo Espanhol, aos quais agradecemos por confiarem no nosso trabalho e no Prêmio. Mais do que isso, quero parabenizá-los principalmente pelo olhar na sustentabilidade e por serem exemplo do tipo de turismo responsável que disseminamos e acreditamos. Tivemos a oportunidade única de conhecer boas práticas, trocar experiências, aprender, compartilhar e vivenciar a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que fomos inspirados por um destino incrível, autêntico, que surpreendeu e encantou a todos. Foram momentos memoráveis, repletos de sabores e saberes”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA.

Considero a parceria com a BRAZTOA de grande importância e relevância, não só para dar continuidade aos vínculos das instituições no Brasil, mas para fortalecer e trabalhar de forma conjunta a sustentabilidade como eixo de trabalho presente e futuro”, disse Jordi Solé, Diretor para América do Sul do Centro de Promoção Turística da Agència Catalana de Turismo.

A viagem começou em Barcelona, seguindo pelas regiões da Costa Brava, incluindo as províncias de Girona, Calella de Palafrugell, Pirineus, Olot, e região da Costa Daurada com a província de Tarragona.

Durante a programação exclusiva o grupo conheceu e teve acesso às boas práticas de hotelaria, em apresentações dos hotéis H10, Majestic Hotel & Spa Barcelona, Hotel Mandarin Oriental Barcelona, Salagros EcoResort e Camiral Golf & Wellness, que falaram das suas respectivas ações e governanças.

Os participantes também tiveram contato com a gestão pública, em duas conversas e apresentações do Patronato de Girona e Costa Brava, e do App Praias do Patronato da Costa Daurada.

O programa contou ainda com visitas e city tours locais, incluindo visita guiada pelo Camíno de Ronda, La Fageda d'en Jordà e Volcan Croscat, Parque Natural La Garrotxa, além dos centros históricos de Girona e de Tarragona. Entre muitas experiências, o grupo colocou a mão da massa na Taller de cerámica, no Gla Empordà.

Quem também recebeu o grupo para uma visita vip foi o Portaventura, além de conhecerem os Parques Portaventura e Ferrari Land, onde o grupo se aventurou e se divertiu nas montanhas russas dos parques, conheceram a Fundação e o projeto Dreams, fonte de muita inspiração, emoção e troca com o grupo.

Outro destaque da programação ficou por conta da gastronomia. A Catalunha foi nomeada a Região Mundial da Gastronomia para 2025, em reconhecimento à sua revolução na culinária e abordagem inovadora ao turismo regenerativo. Este título destaca o compromisso do destino com a qualidade de vida, sustentabilidade e inovação. Entre as visitas do grupo, estiveram El Nacional - Taperia, La Quinta Justa - Cuina Volcànica, El Pòsit e uma inesquecível e exclusiva degustação de produtos locais no Restaurante Abricoc.

A viagem terminou com uma experiência na Cavas Freixenet, com uma visita guiada exclusiva pela Cava e apresentação das práticas e gestão em torno da sustentabilidade, seguida de almoço e degustação.

Miguel Nieto-Sandoval, Diretor do Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha no Brasil, reafirmou a importância do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. “Sua contribuição é fundamental para promover e reconhecer as boas práticas da indústria turística no Brasil e despertar a atenção para as necessidades de inovação no âmbito da sustentabilidade, trazendo as iniciativas levadas a cabo por importantes destinos como a Espanha”.

Fazer parte do projeto de Premiação Sustentabilidade Braztoa, foi um presente para nós da Agència Catalana de Turismo. Cada parceiro foi selecionado com muito carinho pela nossa equipe por terem como propósito ações de sustentabilidade, seja em nível social, ambiental ou econômico. Foi maravilhoso presenciar a preocupação do trade com este tema tão importante e a troca de conhecimentos e aprendizados entre a Catalunha e o Brasil", reforçou Rosane Pimentel Venga, Marketing Executive da Agència Catalana de Turismo. 

Fonte: Agência Guanabara