Falece Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur

Ex-presidente da Embratur, e atual presidente do Conselho Deliberativo da ABEAR, e membro fundador da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sanovicz deixa legado de trabalho incessante pelo mercado de eventos e turismo do país.

Eduardo Sanovicz, em uma de suas últimas participações na Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em 2021
Em nota divulgada na manhã deste sábado (02), a ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas, comunicou o falecimento de Eduardo Sanovicz, presidente do Conselho Consultivo da entidade.

Eduardo Sanovicz vinha lutando contra a reincidência de um câncer e na madrugada deste sábado (01) não resistiu e veio a falecer. Desde a última quarta-feira (30) estava em Santos (SP), cidade do seu coração, escolhida para passar seus últimos momentos de vida.

"É uma grande perda para o mercado e para o país. Eduardo, além de excelente profissional, que fez a diferença por onde passou, era uma das grandes pensadores do turismo nacional", afirmou Sergio Junqueira Arantes, publisher do PORTAL EVENTOS e presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Em sua conta oficial no X (ex-Twitter), o presidente Luis Inácio Lula da Silva se manifestou sobre o falecimento de Eduardo Sanovicz:

Eduardo Sanovicz foi um professor universitário e militante político brasileiro que durante toda a sua vida trabalhou pelo desenvolvimento do país de forma inclusiva e democrática. Militou contra a ditadura e pelas diretas e atuou para desenvolver o Turismo no Brasil. Trabalhou nas gestões petistas em Santos e São Paulo, foi presidente da Embratur no meu primeiro governo e presidiu a Associação Brasileira das Empresas Aérea. Ainda em agosto desse ano recebeu uma justa homenagem na Embratur, onde ele criou o Plano Aquarela, que deu origem a “Marca Brasil”, e onde deixou um legado tão importante na imagem do país no exterior e no desenvolvimento do setor. Na campanha de 2022, no esforço de reconstrução democrática do Brasil, fez questão de colaborar com o plano de governo para o Turismo. Meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Eduardo Sanovicz.

Conforme sua vontade, seu corpo será cremado e homenageado pelos amigos, e suas cinzas deverão ser jogadas ao mar, entre a Ponta da Praia e o Gonzaga, na cidade de Santos.

Eduardo Sanovicz deixa a esposa Beth, os filhos Mariana, Carolina, Gabriela e Artur, a mãe Diva, e os irmãos Marcelo e Roberto.

TRAJETÓRIA
Nascido em Santos, em 1960, Eduardo era graduado em História, Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi Professor Doutor do Curso de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP – Universidade de São Paulo.

Atuou como consultor-sênior em programas e ações na área de Marketing e Turismo.

Com quase três décadas de bons serviços prestados para políticas públicas do turismo nacional, iniciou suas atividades na Prefeitura Municipal de Santos, onde foi Diretor de Turismo entre 1993 e 1996.

Em abril de 1997 assume como Diretor de Operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau, onde permanece até dezembro de 2000. O cargo levou Sanovicz a participar de marcos como a consolidação do Room Tax, o Plano de Promoção e Marketing para a cidade e o Programa de Captação de Eventos Internacionais, que colocou a capital paulista na liderança brasileira em eventos, segundo ranking da ICCA – International Congress & Convention Association.

Em 2001, na posse da Anhembi Turismo

Em janeiro de 2001 é nomeado presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, exercendo a função até janeiro de 2003.

Pelo trabalho inovador a frente da Anhembi Turismo e por sua atuação como presidente da ICCA, foi eleito GRAND PRIX PRÊMIO CAIO 2002.

Em 2002, recebendo o Grand Prix Prêmio Caio das mãos de Sergio Junqueira Arantes

Em 2003, ele aceita atuar na presidência da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo a convite de Walfrido dos Mares Guia – primeiro Ministro do Turismo, que o governo Lula havia desvinculado de outros temas, tornando exclusiva para a promoção do Turismo – e promove uma reestruturação na forma de atuação da entidade. Foi responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil. Merecem destaque ainda para ações como orçamento para promoção internacional – que permitiu saltar de 14 para 65 eventos ao ano – e o estabelecimento dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBT) nos principais mercados do exterior

Em 2006 participou da fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, ocupando a Cadeira nº 12. É membro bastante atuante da Academia, tendo ocupado a função de Suplente do Conselho Fiscal da primeira diretoria da instituição, membro do Conselho Fiscal por duas gestões, inclusive a atual (2014-2016, 2018-2020 e 2020-2022) e Presidente do Conselho Fiscal na gestão de José Wagner Ferreira (2012/2014).

Em 2006, toma posse como um dos membros fundadores da ACADEMIA BRASILEIRA DE EVENTOS E TURISMO

Assume em agosto de 2006 como Diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, maior promotora de feiras do país.

Em 2012 é contratado para desenhar e presidir o que seria a ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas, cargo que exerceu até junho de 2023, quando se afastou para exercer o cargo de presidente executivo do Conselho Deliberativo da instituição.

Foi homenageado pela Skål Internacional, renomada Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo, como PERSONALIDADE DO ANO 2023 por sua contribuição e trajetória de 30 anos no setor.

Em maio de 2023, Eduardo Sanovicz foi homenageado pela Câmara Municipal de Santos com o TÍTULO DE CIDADÃO SANTISTA, cidade que adotou de coração e onde iniciou sua trajetória de sucesso no turismo brasileiro.

No dia 01 de agosto, em uma de suas últimas aparições públicas, recebeu do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) o troféu EMBAIXADOR DE SÃO PAULO.

DESPEDIDA
O velório será realizado na cidade de Santos (SP), a partir das 14hs deste sábado, no Memorial Necrópole Ecumênica (Av. dr Nilo Peçanha, 50 - Marapé), mesmo local em que será realizada a cerimônia de cremação, às 18hs.