Falece Magdala Castro, uma das pioneiras das feiras de negócios do Brasil

Magdala faleceu no último dia 02 de julho.

Magdala Castro: pioneira das feiras de negócios no Brasil
Magdala Castro faleceu neste último domingo (02), aos 97 anos.

A Ubrafe - União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, divulgou uma Nota de Pesar, em que lamenta a morte de Magdala. “É com profundo pesar que trazemos a notícia do falecimento da Sra. Magdala Castro. Nossos sentimentos aos familiares e amigos”, informou a nota.

TRAJETÓRIA
Magdala Castro
nasceu em Niterói (RJ) e se graduou em Ciências Econômicas. Realizou cursos de aperfeiçoamento em Relações Públicas, Vendas, Publicidade e Marketing, e Administração Hoteleira na Cornell University (EUA).

Presidente da Equipotel Feiras, Edições e Promoções, foi figura de destaque nos meios turísticos do País.

Iniciou sua carreira profissional na década de 50, nos Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul (depois Varig) e, posteriormente, no departamento comercial das Rádios Mayrink Veiga e Mundial, onde teve seus primeiros contatos com a publicidade, de que se tornou entusiasta.

Esse entusiasmo levou-a a fundar sua própria agência, responsável pelo lançamento do Hotel Trocadero, da cadeia Othon no Rio, em 1958. Vem daí o seu primeiro contato com a hotelaria, que a levou a lançar a revista Othonewshouse-organ daquela rede que viria a transformar-se, a partir do seu terceiro número, na revista Hotelnews.

A partir daí, Magdala dedicou-se de corpo e alma à hotelaria, acompanhando e colaborando estreitamente com a realização dos congressos e convenções da classe, apoiando e divulgando todas as suas iniciativas na revista e, mais tarde, criando a Equipotel – feira anual da maior importância para o setor hoteleiro, que fomenta o desenvolvimento e aprimoramento dos nossos hotéis, restaurantes e afins, mostrando a cada ano, com maior brilho, os novos e modernos equipamentos e produtos para o ramo.

Sempre se cercou da família em sua empresa, em que suas quatro filhas são sócias – duas das quais em cargos de direção, com tanta responsabilidade e competência que há poucos anos Magdala pôde se aposentar totalmente.

Em 2006, ao lado de Chieko Aoki, como Patrona da Cadeira 06 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

Em 2006 foi indicada por Chieko Aoki para ser Patrona da Cadeira nº 07 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Magda Castro rodeada por amigos do trade e familiares durante o lançamento de sua biografia

Em 2018 ganhou uma biografia, escrita por escrita por Ines Garçoni e Simoni Goldberg: “Magdala – Intuição e talento na hotelaria brasileira”.