JOÃO DE SIMONI: mercado dá adeus ao Pai da Promoção no Brasil

João De Simoni Soderini Ferracciú faleceu no final da tarde desta última segunda-feira (21) em Capivari, no interior de São Paulo.

Faleceu na tarde desta segunda-feira 20.11, João De Simoni, considerado o Pai do Marketing Promocional no Brasil.

De Simone foi fundador do Grupo De Simoni Associados, e membro fundador da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e da Academia Brasileira de Marketing. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Ampro – Associação de Marketing Promocional, e era membro do Grupo 100.

João De Simoni estava internado desde o dia 08 de outubro, no hospital de Capivari, para tratar de problemas decorrentes de um câncer.

Em sua última participação na Academia Brasileira de Eventos e Turismo, De Simoni recebeu em junho deste ano um grupo de confrades em sua casa, em Capivari.

O velório será realizado nesta terça-feira (21), das 08hs as 16hs, no Grupo Unidas, em Capivari/ SP. O enterro será realizado a partir das 16hs, no Cemitério de Capivari.

BIOGRAFIA
João De Simone Soderini Ferracciú (Capivari/ SP, 05 de junho de 1937 - Capivari/ SP, 20/11/2023) era conferencista internacional, considerado o Pai da Promoção no Brasil.

Foi jogador de futebol profissional, atuando pelo Palmeiras de 1957 à 1959, do qual tornou-se dirigente, ocupando o cargo de Diretor de Planejamento do clube de 1971 à 1975.

Em 1964 concluiu o curso de Propaganda na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, e em 1965 o de Marketing na Fundação Brasileira de Marketing. Em 1969 frequentou nos Estados Unidos o Chrysler Institute, tendo feito lá o Business Administration.

Pioneiro nas atividades de Marketing Promocional no Brasil, foi o principal executivo de Marketing, Vendas e Comunicações Multidisciplinares na Willys-Overland, Ford, Chrysler e na agência de propaganda J.Walter Thompsonem, de onde saiu em 1978 para fundar o Grupo De Simoni Associados, constituído por diversas empresas, sendo que a primeira é pioneira nas atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil.

Em 2006, foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, sendo Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 04. Também é membro da Academia Brasileira de Marketing.

Foi fundador e primeiro presidente da Ampro – Associação de Marketing Promocional. Foi um dos elaboradores e principal redator dos Estatutos e do Código de Ética do Marketing Promocional no Brasil.

Foi vice-presidente do Conselho Deliberativo da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e Conselheiro da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil. Era Conselheiro Vitalício da Ampro.

Colecionador de prêmios, João De Simone recebeu inúmeras homenagens ao longo de sua trajetória:

  • Empresário de Promoção do Ano do Prêmio Colunistas nos anos de 1986 e 1987;
  • Profissional do Ano no Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, em1988;
  • Em 1993 recebeu o Prêmio Caboré na categoria de Empresário e Dirigente da Indústria da Propaganda & Marketing;
  • III Prêmio de Contribuição Profissional, pela APP – Associação de Profissionais de Propaganda em 1999;
  • Em 1999 é homenageado pelo Prêmio Caboré como uma das 10 Mais Importantes Personalidades da Indústria da Comunicação de Marketing nos últimos 25 Anos;
  • Em 2001 é homenageado por sua cidade natal com o Título de Cidadão Capivariano do Século 20;
  • Em 2003 volta a ser reconhecido pelo Prêmio Caboré como uma das 25 personalidades que fizeram a história da propaganda no Brasil, no período de 1978 a 2003;
  • Em 2004 foi eleito Grand Prix Prêmio Caio;
  • Desde 2005 os Grand Prix do Prêmio Colunistas Promoção recebem o Troféu João De Simoni Mentor;
  • Em 2006 recebe o título de Personalidade de Ouro dos 50 Anos da ADVB;

Foi ainda condecorado com o Colar José Bonifácio de Andrade e Silva, pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística e laureado pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História com a Medalha de Mérito Profissional.

É autor do livro Promoção de vendas – 40 anos de teoria e prática, publicado originalmente em 1999, convertido 2007 para o título Marketing promocional – a evolução da promoção de vendas, pela Makron Books, e co-autor da obra Gestão de Marketing, pela FGV.

Por duas vezes foi capa da Revista Eventos (edições 25 e 36).

Na Revista da ACADEMIA, revista oficial da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, prestou um longo depoimento em 2022.

Em 2021 entrevistado pelo Portal Eventos BIO, programa de entrevistas do Portal Eventos, contando e comentando sua trajetória. Confira abaixo.