Memorial Eduardo Sanovicz aconteceu nessa sexta, em cerimônia no SPCVB

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo, junto com o SPCVB, prestam homenagem à memória de Eduardo, falecido aos 63 anos, no último dia 02 de setembro
Foto oficial: Memorial Eduardo Sanovicz

Durante a manhã dessa sexta-feira (6), aconteceu o “Memorial Eduardo Sanovicz”, promovido pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo, no auditório do Convention & Visitors Bureau, em São Paulo com transmissão ao vivo para os membros da Academia de todo o Brasil. A cerimônia emocionante que homenageou a memória de Eduardo, ex-presidente da Embratur e ex-presidente da Abear, que partiu há pouco mais de um mês, contou com um vídeo sobre a trajetória profissional de Eduardo, e momentos de sua vida pessoal. 

Sergio Junqueira, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi quem abriu o Memorial, citando Machado de Assis e Fernando Pessoa. “Esse é o primeiro memorial que a gente faz, e eu espero que demore muito tempo até o próximo”, brinca. “A saudade é o passar e repassar de memórias antigas", ensinava Machado de Assis. "Esta homenagem, centra-se na memória humana e sua capacidade de rememorar o passado, é uma homenagem aos gestos e atitudes que tomou e as escolhas que fez ao longo da vida. Sanovicz existiu em diálogo permanente entre os sonhos e a realidade, alavanca que torna seres humanos melhores, afinal, são as sementes de sonhos e utopia que, em se plantando, frutificam. Eu gostaria também de finalizar a minha oração citando Fernando Pessoa: "e quando se vai morrer, lembrar-se que o dia também morre, e que o poente é belo, e é bela também a noite que fica...”, completa. 

Viúva de Eduardo, Bete Saraiva, teve a palavra em seguida, destacando o legado deixado pelo marido, e a pessoa que Edu havia sido em vida. “A passagem dele [Eduardo] foi uma passagem muito humanizada, com todas as pessoas que ele gostava a sua volta, e deixou um legado muito grande, especialmente de amizade, ele prezava enormemente as relações. O Eduardo acreditava e queria, e tinha uma fé tão grande no que imaginava que trazia uma possibilidade de transformação, alcançar além daquilo que está a vista. O Eduardo sempre dizia 'sim' para a vida, para tudo. Ele sempre olhou para o turismo como uma agenda positiva, onde sempre existia a possibilidade de criação e diversidade, acreditava que o Turismo é um vetor de possibilidade para a paz. E que a vida era do tamanho dos seus maiores sonhos, e a vida dele com certeza foi”.

O presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e da União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos), Toni Sando emocionou-se ao falar sobre o grande amigo. “O Edu sempre falava 'Oi, tudo bem? Você está precisando de alguma coisa?' Essa era a forma dele de dar bom dia, sempre se colocava a disposição das pessoas. Por onde ele passou, contribuiu. Por onde passava, deixava seu néctar e logo surgia uma flor no caminho. A palavra-chave para homenagear Eduardo seria 'Gratidão'. Não faríamos muitas das coisas que fizemos se não fosse por esse grande parceiro nosso, então, gratidão mesmo”. 

Outras grandes personalidades prestaram suas palavras à Eduardo, sempre reafirmando sua inteligência, companheirismo, e espírito sonhador. Para Eduardo, os planos de revolucionar e mudar o mundo não eram apenas planos, ele acreditava nessa possibilidade e a mantinha sempre fresca em suas atitudes. Honrando sua memória, um livro, escrito por diversos autores, alguns presentes no Memorial contará a história de vida e trajetória profissional de Eduardo Sanovicz.

Walter Teixeira, presidente do Skal/SP, lembrou que Sanovicz era skalega desde 2010 e que o Skal decidiu criou o Instituto Eduardo Sanovicz que manterá vivo seu legado, sua preocupação com o social, com os desvalidos, produzindo programas educacionais e de intercâmbio.

Além disso, Sergio Junqueira Arantes anunciou oficialmente que, por conta do falecimento de Eduardo Sanovicz, a Cadeira 12 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, que tem como patrono Roberto Gheler, está vaga. Profissionais poderão postular a vaga no prazo de 30 dias, contados a partir de hoje, ou até o dia 06 de novembro de 2023.

Confira à seguir algumas fotos do Memorial Eduardo Sanovicz: