Noite de Autógrafos do livro EVENTOS ESPORTIVOS reúniu amigos e profissionais da área

Realizada nesta última segunda-feira, a Noite de Autógrafos reuniu cinco coautores do volume da Coleção Conecta Eventos.

Autores do livro EVENTOS ESPORTIVOS reunidos para a Noite de Autógrafos na Drumond Livraria

Dezenas de amigos e colegas de profissão compareceram a Livraria Drumond no Conjunto Nacional, em São Paulo, na noite desta última segunda-feira (19), para prestigiar a noite de autógrafos do livro EVENTOS ESPORTIVOS, integrante da COLEÇÃO CONECTA EVENTOS.

O evento contou com a presença de quatro dos seis autores do livro: Amir Somoggi, Georgios Hatzidakis, José Cocco e Líbia Macedo, além de José Carlos Brunoro, que assinou o prefácio da edição, e Sergio Junqueira Arantes, organizador do livro.

Este é a sexto evento que o Grupo Conecta Eventos realiza para promover a COLEÇÃO CONECTA EVENTOS. Em novembro, para marcar o lançamento da primeira fase da coleção, foi realizado no espaço GS1 Eventos o SEMINÁRIO CONECTA EVENTOS, que reuniu os autores dos livros em oito painéis de debate, nos quais discutiram os temas de seus livros. Em março e abril, numa parceira entre a Editora Reflexão e a Livraria da Vila, foram realizadas as três primeiras noites de autógrafos da coleção: ARQUITETURA CENOGRÁFICA, na Livraria da Vila do Shopping Pateo Higienópolis; MARKETING DE INCENTIVO, na unidade da Vila Madalena; e VIAGENS DE INCENTIVO, na Livraria da Vila do Shopping JK. No dia 31 de maio foi a vez da Noite de Autógrafos do livro TECNOLOGIA PARA EVENTOS, que reuniu os coautores da obra no Drumond Livraria, localizada no térreo do Conjunto Nacional, em São Paulo.

EVENTOS ESPORTIVOS
O Grupo Conecta Eventos e a Editora Reflexão tiveram a iniciativa de reunir grandes especialistas em eventos esportivos para escrever um livro sobre diversos aspectos que cercam estas atividades. A indústria do esporte está natural e intrinsecamente ligada aos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance), uma das grandes preocupações da sociedade moderna. Além disso, permite à população a natural manutenção da saúde e melhor alternativa para o sedentarismo.

Pode-se dizer que o marketing esportivo, a indústria do esporte e o sportainment podem proporcionar resultados amplamente satisfatórios e de maneira dinâmica e rentável a todos os segmentos integrados. "Pode" porque, se a há inúmeros casos de sucesso há, também, muitos fracassos. E a distância entre um e outro é a qualidade profissional das agências, ou melhor, das pessoas que nelas labutam.

SPORTAINMENT
O Sportainment, a nova geração do marketing esportivo, atrai investimentos superiores aos direcionados à Cultura, Responsabilidade Social e Ambiental porque, além de propiciar emoção, ele evoca paixão e encantamento; por isso domina o marketing de atitude e oferece o caminho mais curto para conquistar corações e mentes dos consumidores; 60% das marcas top of mind tem alguma ligação com sportainment e 150 entre as 200 maiores, também; as cidades com os melhores índices de IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - são as que mais investem em esporte. Ou será ao contrário, por investirem mais em esportes têm os melhores índices de IDH? O esporte proporciona valores e experiências tão fortes que é capaz de fortalecer e agregar valores às marcas através da simples associação.

O Sportainment, a nova geração do marketing esportivo, atrai investimentos superiores aos direcionados à Cultura, Responsabilidade Social e Ambiental porque, além de propiciar emoção, ele evoca paixão e encantamento; por isso domina o marketing de atitude e oferece o caminho mais curto para conquistar corações e mentes dos consumidores; 60% das marcas top of mind tem alguma ligação com sportainment e 150 entre as 200 maiores, também; as cidades com os melhores índices de IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - são as que mais investem em esporte. Ou será ao contrário, por investirem mais em esportes têm os melhores índices de IDH?

José Carlos Brunoro assina o prefácio do livro EVENTOS ESPORTIVOS
José Carlos Brunoro foi convidado para fazer o prefácio desta obra que, por tudo que leu, sem dúvida, vai contribuir para diversos setores do esporte no Brasil. Brunoro fez uma síntese dos diversos coautores, suas contribuições e sobre o livro.

A proposta do livro Eventos Esportivos foi totalmente atendida pelo nível dos autores que participaram. Atingiu plenamente os objetivos enquanto transmissão de conhecimento, incremento econômico, fomentador cultural, indutor do turismo, difusor da paz e gerador de empregos. Fiquei honrado e agradecido por ter participado da leitura e, também, pelo aprendizado com cada um dos autores. A obra já é um sucesso!


Amir Somoggi, sempre com muita precisão e dados, faz uma ampla análise no impacto econômico em todos os segmentos esportivos.

Amir Somoggi, coautor do livro EVENTOS ESPORTIVOS

Passando pela importância do esporte feminino e também pelos reflexos da Covid-19. Uma frase citada no capítulo mostra um pouco dos fatores econômicos em diversas áreas.

A prática massiva da população e profissionalização da gestão do esporte geram impactos positivos nos índices de gestão de saúde e da economia dos países”. Os números e gráficos levantados por Amir levam a refletir o quanto ainda temos que evoluir no Brasil em comparação a outros países, principalmente os Estados Unidos. Alguns exemplos como a NBA (Liga de Baquete Americana) e a Premier League do futebol inglês, que hoje atinge 2,7 bilhões de pessoas no mundo durante os fins de semana, além de outras informações fazem um grande alerta fundamental sobre o sedentarismo, que acarreta graves danos à população mundial, especialmente no Brasil.

Todos os dados levantados vão servir de justificativas técnicas para projetos de diversos setores do esporte nacional.

Daniela Coelho - fundamental este capítulo para o entendimento da organização e planejamento das grandes competições que podem também servir de exemplo em escalas menores para aprendermos que em qualquer nível um evento necessita de bom planejamento prévio e ordem nas execuções. Daniela também explica com clareza as diferentes áreas, todas se comunicando e como todas elas possuem clientes distintos a serem atingidos. Importante parte deste capítulo é a amostragem das “etapas da organização dos eventos esportivos”, onde existe uma explicação muito detalhada de cada uma delas. Fundamental saber também que todos estes megaeventos dependem de pessoas. A gestão da especificação dessas pessoas para cada nível de antiguidade é crucial para o sucesso e isso é muito bem explicado e detalhado. Que show de capítulo! Eu que gosto de planejamento, aprendi muito em vários aspectos e vou usufruir bastante em meus projetos.

José Cocco , coautor do livro EVENTOS ESPORTIVOS

José Cocco - Um dos pioneiros do marketing esportivo no Brasil. Seus exemplos de organização e criação no âmbito da área são marcantes. Aprendemos demais com ele e seu capítulo é uma viagem por essa experiência.

O texto trata principalmente sobre o papel das agências, os dados históricos sobre as mesmas e como o mercado já sentia a força do esporte. Lembrando que já em 1998 foi uma época em que 59% das empresas do Top Of Mind estavam ligadas de uma ou outra maneira ao marketing esportivo. O capítulo do autor é repleto de exemplos práticos de sucesso com um diferencial importante: a entrega perfeita do produto ao cliente e consumidor.

Nunca esquecendo de gerar emoção, que é o grande desafio do profissionalismo, na qual as agências devem se atentar. O capítulo vai se desenrolando em um misto de soluções técnicas emocionais com exemplos crescentes ao longo do tempo. No voleibol José Cocco foi importantíssimo, junto com Luciano do Valle, e ajudou através do marketing a divulgar este esporte. O jogo histórico para 90 mil pessoas, no Maracanã, na década de 1980, teve sua honrosa participação, além de outros grandes eventos como passeios ciclísticos para mais de 100 mil pessoas e tantos outros. O capítulo é importante para o aprendizado de várias agências e até de estudantes de marketing esportivo.

NOITE DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO EVENTOS ESPORTIVOS
Georgios Stylianos - sempre vem atuando, em toda sua trajetória, para o desenvolvimento da educação física e, com isso, aos eventos escolares e universitários. Aqui ele descreve com detalhes todos os momentos da organização de uma competição e principalmente o trabalho específico das delegações que irão participar. Todos os cuidados que elas devem ter, desde a documentação, transporte, hospedagem, alimentação, clima que irão encontrar, idioma e tantos outros aspectos que um organizador deve se ater. Nada passa despercebido de seu olhar criterioso e bem planejado. Tantos detalhes que serão importantes para quem está iniciando neste tipo de trabalho. Durante o capítulo, Georgios faz uma viagem no tempo das grandes competições escolares e universitárias que marcaram época em nosso calendário estudantil e outras tantas modalidades para exemplificar quanta variedade de público é possível se alcançar.


Jorge Ayoub - é um estudioso e sempre detalhista. Por isso, é mestre em falar em planejamento de marketing para eventos esportivos.

É bem legal seguir o passo a passo deste planejamento, porque de maneira simples ele coloca o leitor dentro do conteúdo e exemplifica os pontos principais a serem levados em consideração.

As análises citadas são fundamentais para se transformarem em oportunidades. Outra situação importante é estudar o mercado aonde irá se desenrolar o evento e os alertas sobre isso, que podem acabar resultando em um fracasso do projeto. Hoje é fundamental conhecer o público ao qual se destina o evento. Temos um tema que aborda especificamente esta parte e nos alerta sobre um estudo muito forte para que possamos atingir o objetivo do sucesso, da emoção e do encantamento de onde será realizado a atividade. Na realidade, o capítulo é uma aula prática do passo a passo sobre o planejamento de marketing.

Líbia Macedo, coautora do livro EVENTOS ESPORTIVOS
Líbia Macedo - O nível de detalhamento para cada situação, o entendimento do formato da competição para a escolha dos profissionais, o treinamento destes próprios profissionais, o conteúdo exigido e as diversas atividades que são inerentes para cada passo. A situação que vai do mais simples operador ao mais sofisticado e o papel de cada um são fundamentais e descritos com precisão cirúrgica. Com exemplos das diversas competições e como funcionaram o seu RH. Todas as planilhas de necessidades e seus níveis de detalhamento vão contribuir para o leitor aprimorar cada vez mais o seu conhecimento e dar a devida importância aos mínimos detalhes para a contratação de profissionais. Comentar este capítulo me levaria a escrever um novo livro. E o mais importante é que saímos da leitura com o conteúdo mostrando que o principal de cada atividade ainda é o ser humano.

O livro EVENTOS ESPORTIVOS  e os demais volumes da COLEÇÃO CONECTA EVENTOS podem ser adquiridos clicando aqui.


PRÓXIMO EVENTO

NOITE AUTÓGRAFOS: ECONOMIA CRIATIVA E OS EVENTOS
COAUTORES: Alexandre Mutran, Anya Ribeiro, Elza Tsumori, Fabiana Schaeffer, Marina Pechlivanis e Regina Amorim
PREFÁCIO: Caio Carvalho
DATA: 26 de junho
HORA: 19hs
LOCAL: Livraria Drumond do Conjunto Nacional - Av Paulista 2073

Confira abaixo os melhores momentos da noite de autógrafos.