Place branding: fazer ou não fazer, eis a questão.

Place branding é uma estratégia de marketing utilizada para projetar a imagem desejada de um lugar. Falando em cidades, são inesquecíveis os resultados do Peru e da Toscana. Alguém duvida desses resultados? Faça mentalmente as seguintes perguntas: o ceviche é uma comida típica de qual país? Qual o ícone de lugar para um romance perfeito?

Place branding é uma estratégia de marketing utilizada para projetar a imagem desejada de um lugar. Falando em cidades, são inesquecíveis os resultados do Peru e da Toscana. Alguém duvida desses resultados? Faça mentalmente as seguintes perguntas: o ceviche é uma comida típica de qual país? Qual o ícone de lugar para um romance perfeito?

Pois é. Mas tenho visto alguns resultados desastrosos. Tem casos sendo feitos sem a participação da comunidade, em outros momentos com direcionamento para os interesses de alguns poucos, e muitos deles com sugestões criativas bem duvidosas. Mas concordo que é difícil agradar a todos, e poucas pessoas dão importância para esta estratégia que é tão…. estratégica.

Aqui em Santa Catarina uma pequena cidade do Vale do Itajaí, próxima a Blumenau, chamada Pomerode, fez sua lição de casa. A logomarca desenvolvida por aquela comunidade está em todos os produtos ou serviços divulgados da região. Trata-se de uma cidade com menos de 100 mil habitantes, você pode me questionar, mas o número não é relevante nesse caso. Lembra do exemplo do Peru? é um país, com milhares de habitantes. A relevância está na identificação e na apropriação dessa identidade.

O trabalho de Place Branding em Joinville, SC.

Eu pude participar de um processo de Plano de Ação do Place Branding bem interessante, em Joinville SC. Essa atividade consistia em reunir um grupo de líderes, formadores de opinião, divididos por eixos de atuação, para fazer com que tivessem uma agenda comum de trabalho, a partir do tema central que era a adoção da nova identidade visual, resultado do trabalho de place branding, pelas empresas e instituições de Joinville.

Visando dar legitimidade para a nova identidade visual criada para a cidade, foram criados quatro eixos de desenvolvimento para a marca Joinville, destacada sobre as dimensões de Inovação, Experiências, Cultura e Valor. Te explico o porquê dessas dimensões na sequência, conforme o Joinville Convention Bureau apresenta:

Cidade de EXPERIÊNCIA: Conjunto de projetos referentes ao turismo, hospitalidade, recepção, gastronomia, entre outros.

Cidade de CULTURA: Conjunto de projetos referentes à arte, atividades culturais, museus, tradições, eventos, festivais, entre outros.

Cidade de VALOR: Conjunto de projetos referentes à vivência do morador como benfeitorias urbanas, espaços públicos, qualidade de vida, bem-estar, entre outros.

Cidade de INOVAÇÃO: Conjunto de projetos referentes à tecnologia, inovação, economia criativa, indústria, negócios, entre outros.

Como funcionou:

Para cada grupo, foram escolhidos representantes no qual foram elaborados quatro Planos de Ação diferentes com iniciativas que foram espalhadas por toda a cidade, com resultados incríveis como a criação da Agenda Integrada de Eventos da cidade, que pode ser acessada através do www.vivajoinville.com.br.

É claro que este é um processo lento de apropriação, obviamente não agradou todas as áreas ou segmentos da cidade, mas sem dúvida alguma foi feliz no processo de instalar o orgulho e o pertencimento na comunidade. Muitas instituições já usam ou exibem as referidas logomarcas, nas suas variações, em suas recepções ou em seus materiais.

Embora todo o trabalho tenha sido muito bem feito, através de uma metodologia estruturada, talvez haja um elemento que não tenha sido tão valorizado ou tido como estratégico em toda essa estratégia, que é o fato de Joinville ter sido considerada como a Cidade da Dança. Por conta da realização de 40 edições do maior festival de dança do mundo, no mês de julho Joinville vira um centro de criatividade através da Dança, reunindo bailarinos de todo o planeta, no Festival de Dança de Joinville.

Outro elemento marcante é a presença da Escola de Ballet Bolshoi, a única fora da Rússia. Esses elementos não competem e não querem competir com nenhum outro setor, mas poderiam ter sido melhor aproveitados, sem dúvida. Afinal, o que torna um destino turístico interessante? Hora, é a maneira que ele se diferencia dos demais. E Joinville é única no mundo por este diferencial, por ser, legitimamente, a Capital da Dança.

Então, vale a pena fazer trabalho de Place Branding? vale e muito. Mas não deixe de contemplar as riquezas e diferenciais que já existem na cidade. Dance e brilhe, em Joinville!