SP+B: Juntos por um futuro mais sustentável em São Paulo

Movimento global pretende acelerar o desenvolvimento sustentável

Na última quarta-feira (8), mais de cem organizações e empresas setoriais se uniram para estudar a implementação de medidas sustentáveis em São Paulo, por meio do projeto SP+B, que integra o movimento global Cidades+B, que apresentou, na ocasião, cerca de 12 projetos com ações práticas visando a melhoria da vida dos paulistanos. O objetivo do encontro era engajar o setor privado nos desafios relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS's).

O Sitema B é uma organização que certifica empresas comprometidas com a causa e promove o projeto, com propostas desenvolvidas ao longo de cinco meses, a partir de cinco eixos temáticos: habitação, economia circular, mobilidade, trabalho e renda e segurança alimentar. Especialista em cada um dos temas participaram do encontro, como Instituto Vivenda em Habitação, Agência Popular Solano Trindade em Segurança Alimentar, Insper em Mobilidade, FGVcenn em Trabalho e Renda e Exchange4Change Brasil e Ellen Macarthur Foundation em Economia Circular. 

Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau falou sobre a oportunidade de atuação no proejto. "Tivemos a oportunidade de contribuir com soluções em dois eixos principais: o de habitação e econômia circular. Ambos são pilares da nossa estratégia de atuação social", disse. 

Projetos de Ações Práticas por Eixo Temático

Trabalho e Renda: "Empodera Tech", uma plataforma de inclusão produtiva, com capacitação nas áreas textil, alimentícia, construção civil, serviços financeiros, saúde e limpeza. "Contratação Legal", guia de boas práticas com contratação diversa e foco em jovens de 18 a 24 anos. "Guia do Futuro do Trabalho", glossário sobre terminologias revisitadas. 

Segurança Alimentar: "Alimentando a mudança", para mapear territórios e populações vulneráveis. "Super Agricultor", visa fortalecer agricultores urbanos e "Mãos da Terra, mãos do Prato", aborda a insegurança alimentar em São Paulo, com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade. 

Habitação: "Lidera Moradia", que prevê a criação de ferramenta de conteúdo que apoia lideranças comunitárias. 

Econômia Circular: "Re-shopping", que busca estabelecer um ecossistema circular no Norte Shopping. "Semente Circular", prevê educação ambiental e alimentar nas escolas. 

Mobiilidade: "Dados em movimento", prevê a inclusão de perguntas em pesquisas para evidenciar quetões como pessoas com deficiências, raça e gênero. "Conexão Centro-Periferia", que propõe oficinas de desenhos de linhas de ônibus visando promover a participação da comunidade na criação de trajetos, com foco na populção local. "Empresas pela mobilidade", criação de um índice de mobilidade urbana, para o incentivo da intermodalidade entre empresas, com foco em funcionários e colaboradores. 

Confira algumas imagens do encontro: