Seatrade Cruise Global 2024: Ceará marca presença na feira

Considerado um dos maiores eventos da indústria de cruzeiros, a feira ocorre até essa quinta-feira (11)

Secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque

A Seatrade Cruise Global, feira mundial da indústria de cruzeiros, conta com a participação do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur). O evento acontece até essa quinta-feira (11), no Miami Beach Convention Center, nos EUA.

O objetivo é fortalecer o turismo de cruzeiros no estado, a partir do Terminal Marítimo de Fortaleza. O equipamento, que já recebe embarcações internacionais durante a temporada, tem potencial para receber ainda mais navios, principalmente vindos da Europa, na avaliação da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque. “Geograficamente somos o destino mais próximo do continente europeu e, no modal marítimo, esse fato é pouco negociável com a indústria. Já contamos com uma temporada expressiva no número de cruzeiros e volume de passageiros, mas temos avaliado e planejamos receber bem mais. Justamente por esse objetivo que o Governo do Ceará está presente no evento”, destaca Yrwana.

A participação do Estado é como coexpositor da Embratur, empresa responsável pela promoção turística internacional do país. No estande, o Ceará tem um espaço para receber empresas e organizações que buscam fazer negócios.

Durante a temporada de cruzeiros, que iniciou em outubro de 2023 e segue até abril deste ano, a expectativa é de que o Ceará receba mais de 20 mil visitantes, entre tripulantes e passageiros. Ao todo, a previsão são dez navios. Já atracaram no Terminal Marítimo de Fortaleza seis embarcações, restando até o fim da temporada o National Geographic (11/04), Costa Diadema (13/04), World Voyager (21/04) e Silver Wind (21/04).

A expectativa é de 6,9 mil passageiros transportados nos próximos cruzeiros programados. Ao desembarcarem, os visitantes são recebidos pela Setur que monta um receptivo com informações turísticas e distribuição de brindes. Os estados Unidos são o oitavo país que o Ceará é promovido neste ano. Os outros setes foram: Holanda, Espanha, Itália, Colômbia, Portugal, Alemanha e França. Esse trabalho ocorre em feiras com a apresentação das belezas e potencialidades do destino para os players do setor, e em muitas delas, inclusive, o estado é o único brasileiro presente.