BUENO assina trabalhos de cenografia da ABF Franchising Expo 2019

Especialistas em arquitetura efêmera e na transformação dos espaços, equipe é convidada para criar ambientes para experiência, networking e conteúdos
LAB ABF foi um espaço para exposição de novas startups

Chegou ao fim a 28º ABF Franchising Expo, que é considerada a maior feira do mundo nesse segmento em visitação. Com a proposta de reunir redes de franquias de todo o país, lideranças do setor, candidatos a franqueados e interessados na área, contou com um público superior a 66 mil pessoas, no Expo Center Norte, em São Paulo. Especialistas em arquitetura efêmera e na transformação de ambientes com 26 anos no mercado, a empresa BUENO, foi convidada para assinar e executar pela terceira vez os trabalhos de arquitetura cenográfica para quatro importantes espaços.

Com 135 novas marcas expositoras e assim como a própria dinâmica do setor é se reinventar e ser resiliente ao se adaptar com novos cenários, a ambientação dos espaços também precisava ser pensada de forma atrativa, tecnológica e experiencial. Para o diretor de criação e arquiteto, Ricardo Bueno, o maior desafio desse projeto era sem dúvidas fazer com que as pessoas pudessem ser surpreendidas pela cenografia. “Tivemos que ir além de pensar nos conceitos de design, arquitetura, tecnologia e inovação, nós precisávamos gerar impacto e promover verdadeiras experiências com o público, de formas e em ambientes diferentes”, explica.

A Área Exhibitor business lounge funcionou como uma sala de relacionamento para os expositores com ambientes de estar e salas de reuniões para negócios, sendo considerado um dos projetos mais inovadores da expo por conta do formato totalmente diferenciado e por assumir uma técnica de uso do tecido modelado em formas orgânicas e tridimensionais, inspirado no elemento vazado, mais conhecido como cobogó, em uma escala aumentada.

A Arena do Conhecimento conhecida por ser o espaço de conteúdo mais importante da feira, abrigou apresentações sobre temas relacionados ao mercado de franquias no Brasil. Desde o briefing, foi pedido que fosse uma área de grande impacto aos visitantes da expo, que convidasse ao uso e que tivesse características de um espaço inovador, que representasse estar a frente do tempo, que gerasse uma tendência e na qual o conteúdo fosse emoldurado por formas arrojadas, mas ao mesmo tempo humanizadas.

Para Juliana Mauro, gerente de eventos da HSM do Brasil, a cenografia estava inusitada e surpreendente e superou o senso comum. “Eu realmente achei que a cenografia estava fantástica, arrojada e leve. Gostei muito da arena que saiu totalmente do tradicional com as formas e curvas. A equipe da BUENO está de parabéns”, comenta.

O LAB ABF foi um espaço para exposição de novas startups e abrigou um palco conceitual com uma pequena plenária para apresentação dos pitchs. Para Bueno, esse ambiente foi concebido pensando na versatilidade, precisava passar informações, gerar negócios e propiciar momentos de descontração, com uma linguagem fluida e relaxante.

Espaço Puf Puf - a sustentabilidade criativa nos eventos

O que fazer com o lixo dos eventos corporativos? É uma pergunta que todo profissional do setor deveria fazer. São toneladas de lixo indo embora toda vez que se encerra um evento. Olhar para isso com atenção é consequentemente cuidar do meio ambiente. O espaço Puf Puf de relacionamento além de ter sido um lounge para descanso na feira, foi também uma mensagem, um alerta, um pedido de socorro. Criada em 2014, a Puf Puf é um braço da BUENO que funciona como um projeto de logística reversa e sustentabilidade. Todo material que iria para o lixo é transformado em arte e ganha vida através de peças com design como: bolsas, mochilas, puffs, banquetas, sofás, mesas, entre outros.

Arena do Conhecimento conhecida por ser o espaço de conteúdo mais importante da feira
Área Exhibitor business lounge