Design Weekend encerra sua 8ª edição com eventos que marcam o sucesso do festival

Nos dias 21, 22 e 23 o evento contou com mais de 100 marcas nacionais e internacionais.

Nos dias 21, 22 e 23 aconteceu no São Paulo Expo a quarta edição da High Design Home & Office Expo. A feira, única do gênero no país, reuniu mais de 18 mil pessoas – um aumento de aproximadamente 10% em relação a edição anterior – e tem como principal objetivo atender profissionais de arquitetura e design de interiores, construtoras, lojistas, compradores e investidores. O evento contou com mais de 100 marcas nacionais e internacionais, além de designers de mobiliário autoral em escala industrial, mostrando o que há de mais atual no segmento.

"Tivemos um balanço positivo e muito satisfatório para um evento de grande movimento como a High Design. A nossa ideia nessa edição foi trazer um espaço maior para atender o número de visitantes que já esperávamos receber nessa edição", avalia o idealizador Lauro Andrade Filho.

Para dinamizar a feira, o público pôde participar de várias atrações simultâneas, tanto de Talks – foram quase 49 horas de conteúdo – idealizados por instituições como Senac, IED e Archademy, como também de grandes eventos, entre eles o Congresso Internacional de Designers de Interiores (CONAD), Arq+ Smart Construction por revista Projeto, Prêmio Salão Design, a rodada de negócios Hotel Business Meeting e, por último, a premiação do Design & Technical Summit, realizado pelo grupo Accor.

Ao longo de todo o festival, foram realizadas 300 atividades em mais de 140 locais que incluíram congressos, mostras, exposições, palestras, instalações interativas, lançamentos, festas, entre outras ações.

Esta edição do DW! foi marcada pela forte presença de nomes internacionais do design e da arquitetura que participaram dos eventos âncoras do festival, entre eles o BOOMSPDESIGN, CONAD, High Design – Home & Office Expo, MADE e a mostra Modernos Eternos.

O fórum BOOMSPDESIGN recebeu 3.000 visitantes que puderam conferir a instalação do arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl do escritório SPOL Architects. Kurdahl utilizou 10 mil folhas de papel provenientes de grandes escritórios de arquitetura, tratadas com material antichamas que juntas formaram uma grande escultura que abordou a importância de ressignificar os recursos naturais. O evento ainda contou com a presença de Harry Allen, eleito o designer do ano.

No Congresso Internacional de Design de Interiores, CONAD, foi abordado o tema 'Tecnologia da Emoção' em palestras com as presenças de: Ben Hobson, da revista eletrônica Dezeen; Gino Garbelini, do escritório italiano Piuarch; Arturo Dell' Acqua Bellavitis, do Politécnico de Milão; o designer portenho Christian Ullmann; o designer e arquiteto Guto Requena; Andrea Soria da Herman Miller, Mauricio Monteiro da Audi, Paulo Mancio da Accor e Francisco Albuquerque do IED.

Celebrando o design latino-americano, a Made Mercado Arte Design chegou a sua sétima edição com mais de 120 expositores tanto nacionais como internacionais e prestou homenagem ao designer chileno Smiljan Radic.

A mostra Moderno Eternos contou com a participação de 20 profissionais de arquitetura e design de interiores que transformaram os ambientes do Mosteiro de São Bento com um mix de móveis antigos e contemporâneos - inclusive planejados - tecnologia, iluminação, tapetes, papéis de parede, tecidos, objetos e muitas obras e arte.

A Samsung teve um estande especial na feira âncora do Design Weekend, a High Design Expo, onde pode exibir com exclusividade seus lançamentos para o mercado brasileiro, a The Frame, televisão que se transforma em uma obra de arte quando desligada, Family Hub, geladeira que chamou atenção por conta da interatividade com outros dispositivos da marca e a ArqDesign, plataforma exclusiva criada para arquitetos e designers de interiores. Cerca de 200 mil pessoas conferiram de perto as novidades e tendências que o festival trouxe para a cidade espalhados por 11 distritos da capital paulista. Agora vem a 9ª edição do Design Weekend, programada para 2020.

Os visitantes da feira tem em sua maioria profissionais de arquitetura e design de interiores, seguidos por lojistas e designers de produto, que tiveram a oportunidade de conhecer mais de 500 produtos e soluções, tirar dúvidas e interagir diretamente com os designers e donos das marcas, além de fortalecer ainda mais o poder de decisão de compra: 27% representam aqueles que realmente especificam um produto; 23% que aprovam e 20% recomendam e estão em processo de pesquisa.

As redes sociais também contribuíram para o aceleramento do evento. Só no perfil do Instagram são mais de 62 mil seguidores, que durante o período da feira realizaram aproximadamente 31 mil visitas diárias ao perfil e mais de 3 mil visualizações por stories publicados.


Fonte: assessoria