Magda Nassar passa mensagem de otimismo durante abertura do evento

“Nossa obrigação como turismo, hoje, é incentivar o mercado nacional e trazer o Brasil para dentro das agências de viagens” afirmação foi feita por Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional durante abertura da ABAV Expo Collab 2021
Magda Nassar durante abertura da ABAV Expo & Collab

Em coletiva de imprensa, a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, enfatizou a importância desse pioneirismo para o setor. “É o primeiro evento que pode receber até 3 mil pessoas, simultaneamente, de forma presencial, o que é um recorde para a pandemia. O papel de protagonismo existe e ele nasceu aqui no Ceará”.

Ainda segundo a presidente Magda, o objetivo da ABAV é incentivar o mercado nacional. “A força da ABAV Expo & Collab, como o maior evento de turismo, desde sempre, é de trazer o Brasil para dentro de casa, trazer o Brasil para dentro das agências de viagens.”.

Para o Ministro do Turismo, Gilson Machado, o Brasil e, sobretudo o Nordeste, tem grande potencial de retomada, principalmente na viação aérea. “Nós temos um catálogo muito grande. Por exemplo, o Nordeste hoje é um dos lugares que tem um potencial imenso e nada se compara a ele”, destaca. Além disso, o ministro reforçou o apoio que o Governo Federal está dando ao turismo. “Nós somos, sim, totalmente sensíveis ao que está acontecendo no cenário. Podem contar com o Ministério do Turismo.

Em relação ao turismo cearense, o Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, reforçou que o estado segue trabalhando para o setor, inclusive para as feiras e convenções. “Estamos participando de todas as feiras. Estamos trabalhando, abrindo novos destinos, inaugurando novos hotéis, voltando aos poucos com os voos internacionais”.

Parceria com a Embratur

Também presente na coletiva, o presidente da Embratur, Carlos Brito, revelou uma novidade muito importante para o turismo do Brasil. Em parceria com a ABAV Nacional e o Ministério do Turismo, a Embratur lançará uma ação de capacitação e geração de negócios. A ideia é promover o Brasil internacionalmente. “Nós entendemos que precisamos capacitar todas as pessoas para que a gente também possa passar as informações necessárias para o todo o trade internacional de forma que eles possam conhecer realmente nossos destinos”. A ação será realizada no dia 23 de novembro, das 9h às 20h, e deve atingir diversos mercados, como Europa e Ásia, e será traduzida simultaneamente para mais de 20 idiomas. As inscrições serão abertas em breve.

A 48a ABAV Expo & Collab acontece de 6 a 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae Nacional. Toda a programação física é espelhada por uma plataforma virtual, que pode ser acessada pelo site www.abavexpo.com.br.