ABEAR anuncia retomada de crescimento no setor aéreo em março

Em 12 meses, demanda das companhias subiu quase 9%

Desempenho no terceiro mês do ano registra expansão da oferta e da demanda, com ligeira baixa na taxa de ocupação. AVIANCA tem aumento na participação de mercado no período

As companhias aéreas associadas da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) – AVIANCA, AZUL, GOL, TAM e TRIP – ofertaram 8,86% mais assentos-quilômetros (ASK) durante o mês de março em relação ao mês anterior. A demanda (medida em passageiros-quilômetros pagos, ou RPK) cresceu, por sua vez, em ritmo levemente mais lento, subindo 7,7%. A diferença resultou em uma taxa de ocupação média (Load Factor) de 71,29% nos voos realizados, 0,77% abaixo do que havia sido registrado em fevereiro.

“O número de passageiros transportados durante o mês de março por nossas associadas chegou a quase 6,2 milhões de embarques, um crescimento bastante expressivo, da ordem de 13,01% sobre fevereiro. No confronto com a variação dos demais indicadores, isso sugere uma importância cada vez maior dos deslocamentos mais curtos, de caráter regional”, diz Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR.


Na divisão do mercado, a TAM continua liderando, com 39,52% de participação, seguida pela GOL, com 36,43%. O grupo AZUL/TRIP vem em terceiro lugar, com 16,85%, e a AVIANCA voltou a crescer, chegando a 7,20%. A GOL foi a empresa com maior número de passageiros embarcados - quase 2,1 milhões, cerca de 50 mil passageiros a mais do que a TAM. A AZUL e a TRIP já embarcam mais de 1,5 milhão de pessoas por mês, e a AVIANCA embarca meio milhão. No primeiro trimestre de 2013, as associadas já transportaram juntas 18.070.944 passageiros nos voos domésticos.

Variação anual – “Em comparação com os dados da ANAC de março de 2012, a oferta ficou estável. Houve um aumento de somente 0,2%, mas a demanda cresceu 8,7%”, aponta o consultor técnico da ABEAR, Adalberto Febeliano. “Em números absolutos, as companhias passaram de pouco mais de 6,2 bilhões de RPKs para quase 6,8 bilhões de RPKs”, complementa o especialista. No período, o fator de aproveitamento também variou positivamente, subindo 5,5% sobre a taxa de 65,75% que havia sido registrada em março de 2012.

Março viu, ainda, um forte crescimento no tráfego internacional, da ordem de 9,5% sobre o mesmo mês de 2012. No ano passado haviam sido registrados pouco mais de 2,1 bilhões de RPKs, enquanto que em 2013 o número chegou a mais de 2,3 bilhões de RPKs. Nesse mercado houve, entretanto, acentuada queda no fator de aproveitamento, de 77,15% para 71,57%.

ABEAR - A ABEAR foi criada pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, TAM e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A Associação tem o papel de tratar de questões institucionais do setor aéreo. Entre suas estratégias de atuação estão planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento da aviação civil de forma consistente e sustentável, tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas. As cinco associadas representam 99% do mercado, empregam 57 mil pessoas, dispõem de mais de 450 aeronaves e fazem cerca de 2.700 voos diários.

Fonte: abear