Carsten Spohr é o novo Presidente do Conselho da IATA

CEO da Lufthansa Group é o 78º presidente do Conselho de Governadores da IATA.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) anunciou que Carsten Spohr, CEO da Lufthansa Group, é o novo Presidente do Conselho de Governadores (BoG) da IATA para o mandato de um ano a partir da conclusão da 75ª Assembleia Geral Anual da IATA, na República da Coreia. Spohr é o 78º presidente do BoG da IATA e atua no BoG desde maio de 2014.

Spohr substitui Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways Group, que continuará no BoG.

"É uma honra assumir este papel neste momento importante para o nosso setor. Enfrentamos uma série de desafios, incluindo o protecionismo crescente, os altos impostos e as guerras comerciais. Provavelmente, o maior desafio de todos é a sustentabilidade. O Plano de Compensação e Redução de Emissões de Carbono da Aviação Internacional (CORSIA - Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation) é uma grande conquista que estabilizará nossas emissões de carbono a partir de 2020. Agora devemos traçar o caminho para atingir nossa meta em 2050, que é muito mais ambiciosa: reduzir as emissões líquidas para metade dos níveis de 2005. A aviação leva a sério seus compromissos com a mudança climática. E faremos o possível para que os governos façam a sua parte, eliminando as ineficiências do gerenciamento do tráfego aéreo e estabelecendo a estrutura de políticas para a comercialização de combustíveis de aviação sustentáveis", disse Spohr.

Spohr é presidente do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG desde 1º de maio de 2014. Nessa função, ele gerencia o Lufthansa Group, que compreende os segmentos de negócios Network Airlines, Eurowings e Aviation Services, com cerca de 135 mil funcionários em todo o mundo. Spohr começou sua carreira na aviação depois de se formar em engenharia de negócios na Universidade de Karlsruhe e possui licença de capitão de aeronaves da família A320.

"Estou ansioso para trabalhar com Carsten como presidente do Conselho de Governadores da IATA. Como procuramos ampliar continuamente os membros da IATA, sua experiência no Lufthansa Group será muito valiosa. Também quero agradecer a Akbar Al Baker por sua forte liderança e apoio como presidente no ano passado. Sob sua liderança, a IATA fez progressos em várias iniciativas, incluindo New Distribution Capability, One ID e transformação digital. Akbar também promoveu nossas iniciativas de diversidade de gênero, levando à criação dos Prêmios de Diversidade e Inclusão da IATA, que reconhecem as companhias aéreas e pessoas com esforços líderes nesse aspecto", disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

A IATA também anunciou que Robin Hayes, presidente e CEO da JetBlue Airways, será o presidente do BoG a partir de junho de 2020, após o mandato de Spohr.

Fonte: assessoria