Canais
Destino
publicado em 20 de abril de 2019 - 20h21

Com apoio do Governo de SP, Azul confirma novos voos para Araraquara e Guarujá

A ampliação da malha aérea no Estado é resultado do programa “São Paulo Pra Todos”, que reduziu o imposto da alíquota cobrada sobre o querosene de aviação de 25% para 12%.

Da Redação

A ampliação da malha aérea no Estado de São Paulo, com expressivo aumento de voos, já é uma realidade. O governador João Doria e o Secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, anunciaram nesta quinta-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, novos voos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras para os municípios de Araraquara, no interior, e Guarujá, no litoral paulista.

A ampliação da malha aérea no Estado é resultado do programa “São Paulo Pra Todos”, que reduziu o imposto da alíquota cobrada sobre o querosene de aviação de 25% para 12%. Como contrapartida, as companhias aéreas passarão a oferecer mais voos a partir de diversos aeroportos paulistas.

“São Paulo é o maior emissor de turismo do Brasil e da América Latina”, afirmou o Governador. “Isso implica em aumento do fluxo de passageiros para o interior do Estado e também para outros destinos em todo o Brasil”, acrescentou. “Turismo não é tratado como acessório, aqui é uma política de governo”, frisou Doria.

Para o Secretário Lummertz, “mais voos, mais ligações diretas e mais destinos são de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico paulista, gerando prosperidade e avanço também para atividade turística e de negócios. A conectividade faz crescer as regiões”.

O município de Araraquara possui 230 mil habitantes e voltará ao cenário da aviação nacional, recebendo um voo diário para a cidade de Campinas a partir do dia 1º de setembro. Com ligação direta ao Aeroporto Internacional de Viracopos, os passageiros que partirem de Araraquara terão a possibilidade de se conectar a 60 destinos dentro e fora do Brasil.

Em relação ao Guarujá, com 380 mil habitantes, a expectativa da Azul é operar voos do litoral paulista para os aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Curitiba, no Paraná. O início das operações dependerá da conclusão de obras estruturais no aeroporto de Guarujá.

“É fundamental que o hub paulista cresça para aumentar a conectividade aérea do Brasil”, declarou o Secretário Lummertz. “Nós precisamos fortalecer o hábito de voar. Quanto mais passageiros voarem, melhores tarifas nós teremos”, concluiu.

Os voos serão operados com aeronaves modelo ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros. Assim, a Azul amplia de 10 para 12 o total de cidades atendidas pela companhia em São Paulo, com médias de 36 voos diários entre destinos paulistas.

A iniciativa também permite que a Azul fortaleça o hub de conexões em Campinas e a presença da companhia em Guarulhos. De junho até dezembro deste ano, serão nove novas ligações diretas: Campinas – Sinop (MT), a partir de junho; Guarulhos – Manaus (AM), Campinas – Imperatriz (MA), Campinas – Aracaju (SE), Campinas – Natal (RN), Campinas – São Luís (MA) e Campinas – João Pessoa (PB), em julho; Campinas – Vitória da Conquista (BA), a partir de agosto; e Campinas – Cabo Frio (RJ) em dezembro de 2019.

São Paulo Pra Todos

A despesa das empresas aéreas com combustível chega a até 40% de todo o custo operacional de cada voo. Com a redução do ICMS cobrado sobre o combustível aéreo, o Governo de São Paulo pediu contrapartidas para aumentar o fluxo de pousos e decolagens dentro do Estado, principalmente em cidades que ainda não eram atendidas por linhas comerciais regulares.

Pelo acordo firmado em fevereiro, o setor aéreo se comprometeu a criar 70 novos voos e 490 partidas semanais, aumentando a oferta de destinos em todo o país. Ao todo, as novas frequências vão atingir aeroportos de 38 cidades em 21 estados. A desoneração tributária terá efeito a partir de 1º de junho e será compensada pelo impacto econômico gerado pelas contrapartidas.

Fonte: assessoria

Veja também:

12/09/2019
Festival da Lua Cheia traz atrações culturais chinesas gratuitas para Foz do Iguaçu
A terceira edição do evento tem como objetivo fortalecer os laços de amizade e atrair mais turistas chineses à cidade.
10/09/2019
Prêmio Caio 2019 anuncia empreendimentos para eventos finalistas da Região Nordeste
Classificados em 10 categorias, os 30 empreendimentos vencedores da 1ª fase do certame na Região Nordeste vieram de oito estados: BA (8 finalistas), CE (6), PE (5), AL (2), RN (4), MA (2), PB (2) e SE (1).
10/09/2019
Prêmio Caio 2019 anuncia empreendimentos para eventos finalistas das Regiões Centro-Oeste e Norte
Os 30 empreendimentos vencedores da primeira fase veem de apenas cinco estados das duas regiões: DF (11 indicações), GO (8), MS (7), PA (3) e AM (1).
06/09/2019
São Paulo está entre os Top 10 destinos mais visitados na América Latina e Caribe, aponta estudo da Mastercard
De acordo com o Global Destination Cities Index, a capital paulista é a única brasileira no TOP 10, ocupando a 7ª posição no ranking. No entanto o estudo prevê crescimento zero para São Paulo, enquanto Panamá, Cusco, Buenos Aires e Santiago tem previsão de crescimento de 11.82%, 10%, 6.36% e 5.05%.
Newsletter
Receba as novidades