Canais
Aéreo
publicado em 27 de setembro de 2019 -  0h13

Comunicado IATA sobre a franquia de bagagem despachada

Para a entidade, a decisão aumenta a atratividade do mercado brasileiro neste momento em que o país tenta atrair investimentos de companhias aéreas estrangeiras.

Da Redação

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) recebe de forma positiva a decisão do Congresso Nacional do Brasil de manter o veto presidencial sobre a franquia de bagagem despachada.

Essa decisão estabelece o quadro regulatório para que as companhias aéreas no Brasil continuem oferecendo mais opções aos passageiros; desta forma, eles podem escolher individualmente quais serviços adicionais gostariam de pagar ou não.

"Um dos grandes desafios no Brasil é garantir que as empresas aéreas tenham um ambiente regulatório alinhado às melhores práticas globais. Os países que promovem a aviação com modernizações em seus quadros regulatório e jurídico, evitando excesso de regulamentos e protecionismo, criam condições ideais para o crescimento do setor, beneficiando a todos, nos aspectos sociais e econômicos. A decisão do Congresso Nacional de manter o veto presidencial é um passo importante no alinhamento do Brasil com os padrões internacionais", disse Peter Cerdá, vice-presidente Regional da IATA para as Américas.

Além disso, essa decisão aumenta a atratividade do mercado brasileiro, principalmente neste momento em que o país tenta atrair investimentos de companhias aéreas estrangeiras.

A livre concorrência traz benefícios para os passageiros aéreos. A experiência em outras regiões do mundo mostra que um mercado mais forte pode incentivar a inovação e a criatividade de forma eficaz – ao contrário do excesso de regulamentos – desta forma, criando condições para o crescimento, o que beneficia a economia e a população do país. No Brasil, a aviação contribui com US$ 18,8 bilhões para o PIB do país e mantém cerca de 839 mil empregos.

Fonte: assessoria

Veja também:

01/11/2019
Voopter está entre os finalistas em prêmio de melhor app de viagem do ano
Em junho, o Voopter foi eleito entre as 20 principais startups de turismo do mundo pela Skift.
21/10/2019
Preço médio de passagens cai até 23% após chegada de companhias aéreas de baixo custo
Levantamento do KAYAK considera rotas operadas pela chilena Sky Airline e pela norueguesa Norwegian Air; novas companhias ainda podem impactar preços no médio prazo.
06/10/2019
Amaszonas anuncia voos de Santa Cruz de la Sierra para dois destinos brasileiros
Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu recebem operações da companhia boliviana com conexões convenientes para outras cidades da América do Sul.
11/09/2019
LATAM Airlines anuncia novo CEO a partir de março
Enrique Cueto deixa o seu posto em 31 de março de 2020. Seu sucessor será o atual vice-presidente Comercial do Grupo, Roberto Alvo.
Newsletter
Receba as novidades