TAM começa a oferecer check-in pelo celular em voos internacionais

Tecnologia está agora disponível para voos que ligam São Paulo a Destinos na América Latina e na Europa

A TAM Linhas Aéreas inicia hoje (25/3) a operação do seu check-in pelo celular em voos internacionais. Agora, os voos entre o aeroporto de São Paulo/Guarulhos e destinos da TAM na América Latina e na Europa oferecem a opção que dispensa a impressão do cartão de embarque. A única exceção são os voos de e para os Estados Unidos, além de frequências operadas pela filial da TAM no Paraguai.

A TAM foi pioneira em oferecer o serviço no Brasil. Com esta ampliação, agora os seus clientes também podem agilizar o embarque em voos internacionais entre São Paulo e as cidades de Buenos Aires, Caracas, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Londres, Madri, Milão, Montevidéu, Paris e Santiago. Além disso, a companhia segue oferecendo o check-in pelo celular em todos os seus voos domésticos no Brasil, operados entre 42 aeroportos.

“A comodidade de utilizar apenas o celular para embarcar, sem papel algum, não é mais um privilégio exclusivo dos passageiros de voos domésticos. Agora, ela está disponível em voos da TAM ao exterior. É mais um resultado do sucesso de uma tecnologia muito bem aceita pelos nossos clientes. Também resulta do nosso empenho em ampliar o alcance de um serviço que melhora ainda mais toda a experiência de voar”, afirma Victória Guimarães, diretora de Aeroportos da TAM.

Como funciona o check-in pelo celular

O check-in pelo celular é um serviço oferecido a partir de dispositivos móveis conectados à internet. Após realizar o seu check-in no site da TAM (www.tam.com.br), o passageiro recebe por e-mail ou SMS um cartão de embarque eletrônico que pode ser acessado em seu celular ou tablet. Este cartão eletrônico contém um código de barras bidimensional (2D) que deve ser apresentado na entrada da sala de embarque, diretamente na tela.

Como dispensa a impressão de papel para gerar o cartão de embarque, o check-in pelo celular é uma opção sustentável, que promove um embarque seguro e mais rápido. O cliente pode realizar esse tipo de check-in entre 72 e 2 horas antes da decolagem do voo, e só terá de se dirigir ao balcão da empresa caso tenha bagagem para despachar. Para permitir o serviço em voos ao exterior, a TAM já está oferecendo posições exclusivas para o despacho de bagagens em seu balcão de atendimento dedicado a voos internacionais, no aeroporto de São Paulo/ Guarulhos.

O serviço também permite marcar ou alterar o assento, inserir o número do cartão TAM Fidelidade e realizar o check-in de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, desde que todos estejam no mesmo código de reserva.

Pioneira no Brasil

A TAM começou a oferecer o check-in pelo celular em 2010, com um projeto-piloto na América do Sul e concentrado nos aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Após esta primeira fase de testes, a companhia seguiu ampliando gradativamente a abrangência do serviço. Em agosto de 2012, ele passou a estar disponível de forma exclusiva em todos os 42 destinos da empresa no Brasil. Atualmente, a TAM ainda é a única companhia brasileira a oferecer um serviço de check-in que dispensa a impressão do cartão de embarque.

Desde fevereiro de 2013, os passageiros da companhia também podem organizar os seus cartões eletrônicos de embarque no Passbook, um aplicativo para iPhone e iPod Touch. A TAM foi a primeira companhia aérea no Brasil a oferecer essa possibilidade, que está disponível para usuários do sistema operacional iOS 6. Para utilizá-lo em voos da empresa, basta que o cliente grave o seu cartão de embarque eletrônico diretamente no aplicativo, que armazena todas as informações e dispensa a Internet na hora de acessá-lo.

A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 42 destinos no Brasil e 18 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas estrangeiras, chega a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. É a líder do mercado doméstico, com market share de 42,5% no último mês de janeiro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 87,2% do mercado em janeiro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (161 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje 10 milhões de associados, já distribuiu mais de 25 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. É membro da Star Alliance, rede que abrange 1.329 destinos em 194 países. Desde 27 de junho de 2012, a companhia faz parte da holding LATAM Airlines Group S.A, resultado de sua associação com a LAN Airlines S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 150 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 169 destinos, em 27 países, com uma frota de 319 aviões.

Fonte: tam