BUENO comemora aniversário marcado por inovações

Ao comemorar 25 anos, marca vive um momento de consolidação.
7o Fórum Mulheres em Destaque

Paixão por desafios. A frase, slogan da BUENO Arquitetura Cenográfica resume bem a trajetória traçada pela empresa. Neste 2018, ao comemorar 25 anos, a marca vive um momento de consolidação e reafirma que a palavra de ordem é e sempre será a inovação. Para a ocasião, a empresa planeja e realiza comemorações para todos os lados, que devem se estender pelo ano inteiro.

A história da BUENO é uma prova de que a empresa fundada por Ricardo Bueno desde sempre foi antenada às tendências do mercado de comunicação visual. Isso porque as atividades tiveram início em 1993 com foco em propaganda e marketing com menos de 10 colaboradores, sendo seis letristas. Hoje, a marca já tem planos muito bem desenhados de criar um núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento, projeto iniciado em 2009 e será efetivado em 2019.

Leila Bueno e Ricardo Bueno sócios diretores da Bueno Arquitetura Cenográfica

Para Leila Bueno, sócia-diretora da área comercial, o aniversário da empresa mostra que o trabalho, a paixão pelo que faz e o entretenimento caminham juntos, além de poder compartilhar conquistas e tendências inovadoras com o mercado. Esta ideia da arquiteta e urbanista vai de encontro ao posicionamento da empresa anunciado em 2016, de uma arquitetura efêmera, porém composta por um formato de inteligência compartilhada multidisciplinar: profissionais de arquitetura, design, engenharia e artes. "Estamos desenvolvendo um observatório de conceito, na qual a força intelectual será nosso grande diferencial”, explica.

Jantar Prêmio Caio 2017

Fomentar o mercado

O plano da BUENO, que nasceu e tem sua sede em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, cidade onde a marca detém um prestígio especial, na verdade, é ser reconhecida pela consistência e perfil multiplicador e formador de profissionais para estimular a área de cenografia. "Todos os profissionais que passam pela empresa estão muito bem estabelecidos no mercado de trabalho, reconhecidos e em destaque. Vamos continuar com nossos projetos de educação e multiplicação de conhecimento”, finaliza.

Ao refletir sobre os 25 anos de percurso da empresa, Leila se lembra de uma ocasião em que a BUENO participou da montagem de um rigoroso cenário para um desfile em Portugal. O trabalho foi realizado lado a lado de fornecedores de outras áreas específicas de todo o mundo, entre eles o Cirque Du Soleil. “Ficamos realmente muito orgulhosos por estar lá, representando a BUENO e o Brasil. Foi e é até hoje marcante para nós”, afirma.

Quando a dedicação se alia à criatividade, ao amor, à alegria, à verdade, à humildade, ao comprometimento, entre outros valores presentes no dia a dia da empresa, os frutos são sempre os melhores. Isso mostra porque o trabalho da BUENO Arquitetura Cenográfica já foi reconhecido diversas vezes. Foram três Cubos de Ouro no Estandesign, sendo que já faziam parte de sua galeria os prêmios: Globes (2009), Prêmio Brazil Promotion Idea (2010) e os mais de 20 Jacarés que a BUENO já levou para casa entre os anos de 2002 e 2017. Outro marco importante, além dos próprios jacarés, foi o reconhecimento de Ricardo Bueno como ‘Personalidade do Ano’ por três vezes consecutivas (2010, 2011 e 2012) tornando-se Grand Prix do Prêmio Caio. Sem dúvidas, um motivo de muita honra para a empresa, que se tornou familiar no decorrer dessa trajetória.

Desenhista nato

Olhar para trás e pensar em tudo que a empresa já fez é motivo de muito orgulho também para Ricardo Bueno, que iniciou a carreira com desenho aos 19 anos, pintura de faixas em tecido “manualmente”, muros de propaganda, fachadas de lojas, escolas entre outros. “Olhar os desafios que enfrentamos e chegar a um ponto de reconhecimento é realmente muito gratificante”, comenta. Para Bueno, sucesso fica em segundo plano. O que mais importa, na verdade, é o reconhecimento profissional.

A visibilidade e respeito conquistados pela BUENO em 25 anos são alguns dos frutos colhidos por Ricardo, que teve a opção de criar uma empresa familiar desde cedo por conta do apoio que recebeu dos pais. “Meu pai já era aposentado e passou a ajudar em tudo, olhando e acompanhando todas as etapas dos trabalhos. Minha mãe sempre preparando o café, as refeições e apoiando em todos os momentos”, finaliza.

Alguns eventos produzido pela Bueno Arquitetura Cenográfica

SBT Folia - Salvador


18o Congresso IBGC
HSM 2017
Fórum Eventos 2017


Fonte: Assessoria