Brazilian Fest of Pompano Beach é o primeiro grande evento da ViaAméricas

Evento realizado na cidade com maior número de brasileiros fora do Brasil – Pompano Beach, na Flórida - será totalmente operacionalizado pela empresa recém criada pela brasileira ViaBR

Empresa especializada em projetos cenográficos para o mercado corporativo, a ViaBR Cenografia expandiu seus negócios para a América do Norte. Estabelecida em 2015 em Miami, a ViaAméricas é proprietária do evento e está a frente de todos os detalhes do Brazilian Fest of Pompano Beach, que leva um pouco do Brasil para quem está fora do País. A festa será realizada no Pompano Beach Community Park (820 NE 18th Ave., Pompano Beach, FL 33060), no dia 17 de outubro de 2015 (domingo), das 11 às 22 horas e terá entrada gratuita.

O Brazilian Fest of Pompano Beach é um festival de música e cultura brasileira realizado na cidade de Pompano Beach, na Flórida, que tem a maior concentração de brasileiros fora do Brasil. A comunidade latina chega a ser quase 43% do total da população e, tamanha a densidade, o português se tornou praticamente a segunda língua do local. No local, os visitantes encontrarão barracas com comidas típicas locais e do mundo todo, bares, palcos de shows, espaço kids e adolescente, tudo estruturado em uma área arborizada com 25 mil metros quadrados. A proposta é que os brasileiros lembrem-se do seu País, aproveitem as músicas, a cultura, a gastronomia e matem a saudade, mas também que a população local aproveite o clima e conheça um pouco do Brasil.

A grande inovação nesse ano é a parceria estabelecida com a Heartbeat Foundation, organização sem fins lucrativos que promove proteção ambiental e diversidade cultural, assim como a luta pela desigualdade social. Dessa forma, todo material empregado na confecção dos cenários, tanto no palco (Eco Stage), arco de entrada, bares principais, como na área VIP (Eco VIP Lounge), serão materiais de reuso e recicláveis, a fim de proteger o meio ambiente e conscientizar a população, principalmente as crianças, sobre a necessidade de preservação.

As atrações do evento envolvem toda a família. A The X Zone será a área destinada a esportes radicais que atenderá o público jovem e adulto. Por lá serão promovidas competições e jogos em que os participantes concorrerão a prêmios em dinheiro e troféus. Na The Kids Zone as crianças poderão usufruir de um circo ao ar livre, com brinquedos infláveis, gincanas e brincadeiras. A The Exhibitors Zone tem um foco cultural, em que a cultura brasileira será apresentada através das artes, gastronomia e tradições, e é também onde estará uma empresa especializada em viagens para o Brasil. Na atração Two Stages serão duas etapas. A primeira, By the People and For the People of Pompano Beach, contará com desfiles de moda, performances e bandas ao vivo. Já a segunda, City Stage, será uma competição de karaokê com Djs de Miami que reproduzem sons brasileiros, percussão e bateria, rainhas do Carnaval, e bandas cantando sucessos musicais brasileiros.

A festa já acontece há alguns anos, essa é a sua 4ª edição (a primeira operacionalizada pela ViaAméricas) e a cidade sempre se mobiliza na data do evento, pois é o maior festival de música e cultura brasileira do sul do estado da Flórida. “O Luciano Sameli, Diretor de Marketing e Novos Negócios da ViaAméricas, é o idealizador da festa. Iniciamos o trabalho com a empresa na América do Norte no início do ano e surgiu a ideia de utilizar nossa expertise para colocar o Brazilian Fest em outro patamar”, conta a diretora de atendimento e planejamento da ViaBR Cenografia, Denise Bedinelli. “Existem outros eventos feitos para o público brasileiro fora do Brasil que possuem visibilidade da mídia nacional e internacional. A ViaBR Cenografia acredita que com a operacionalização da ViaAméricas o Brazilian Fest of Pompano Beach pode alçar novos vôos e passar a receber um reconhecimento maior, além de atrair um maior número de público e conquistar apoio de mais marcas e artistas nacionais”, completa Denise.

O evento, que teve início em 2012 e, até hoje, atrai cerca de 10 mil participantes em cada edição promete, em 2015, marcar definitivamente seu nome entre os principais festivais ao ar livre. “Entraremos no nível do Rock in Rio e outros festivais do gênero em função da qualidade dos artistas que estarão presentes e também pela cenografia inovadora que será adotada neste ano”, asseguram os organizadores da ViaAméricas Cenografia, e da Fundação Heartbeat Foundation. “Isso significa certeza de qualidade, já que toda cenografia do Brazilian Festival of Pompano Beach será feita pela mesma empresa responsável pela cenografia das Copas do Mundo da África do Sul e do Brasil, dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, dos Camarotes VIP na Marquês de Sapucaí no Sambódromo, e de vários eventos corporativos. Isso nos coloca num patamar similar aos eventos e festivais consagrados”, garante o Diretor de Marketing e Novos Negócios da Via Américas, Luciano Sameli, que também é criador do festival.

A prefeitura de Pompano Beach apóia o evento desde seu primeiro ano, além de empresas brasileiras com operação no exterior como, por exemplo, o Banco do Brasil Américas e a Xingu Black Beer. Além destes, empresas como Achei USA, Must Travel, Palma Louca, Z3 Led Solutions, Acontce Magazine, Brazilian Mart, Idealize, AeroJuice, MarineMax estão entre os patrocinadores e apoiadores. O Brazilian Fest está aberto para novas parcerias com empresas locais e brasileiras, e ainda conta com cotas de patrocínio.

A ViaAméricas já fez outros eventos como a cenografia da estréia do time Fort Lauderdale Strikers Football Club, que tem como sócio o empresário e ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário, na temporada 2015 da North American Soccer League (a segunda divisão da Major League Soccer), na Flórida; e da Playboy Blackjack Tournament, tradicional festa promovida pelo Seminole Casino Coconut Creek.

Especializada na criação e execução de projetos cenográficos para o mercado corporativo, a ViaBR Cenografia completa, em 2015, seus 20 anos de história e desde o início, sua trajetória foi marcada pela confiança de grandes players do Live Marketing. Nestes 20 anos foram mais de 3 mil projetos executados e mais de 1 milhão de m² construídos, o que equivale a mais de 200 campos oficiais de futebol, por exemplo. Todas as etapas de produção, incluindo as “traquitanas”, efeitos especiais, montagens teste e ensaios, são feitas internamente e com total autonomia. No mercado de cenografia nacional, a ViaBR é a empresa com a maior capacidade instalada, com mais de 50 mil m² distribuídos entre São Paulo e Rio de Janeiro, além dos escritórios em Lisboa e Miami.