Canais
Agências de Eventos
publicado em 11 de março de 2021 - 18h13

Necta incorpora modelo inovador na promoção de eventos

A reinvenção da forma de atuação da Necta mudou a perspectiva da empresa em relação à promoção das iniciativas para os mercados de cidades, mobilidade urbana e transporte aéreo

Da Redação
 Necta

Entre parar ou reinventar a operação em meio à pandemia da Covid-19, a Necta optou pela reinvenção e colocou em prática a sua missão: promover conexões com propósito, adaptando a relação com os seus diferentes públicos para o ambiente digital.

Criação de plataformas online para acomodar as necessidades de setores como cidades, mobilidade urbana e transporte aéreo, além da implementação de novas ferramentas e tecnologias que aproximam a experiência do evento presencial para o virtual, e eventos híbridos, foram algumas das soluções incorporadas pela empresa nos últimos meses.

Dessa forma, enquanto o setor no país atingiu grande retração ano passado, a empresa fechou 2019 com 418 eventos digitais realizados para setores diversos, incluindo iniciativas próprias e de parceiros. A plataforma trabalhou as oportunidades considerando todo o ecossistema próprio de atuação, com destaque para as iniciativas de cidades, mobilidade, transporte aéreo, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões, segurança pública, inovação social, tecnologia, entre outros.

PESQUISA NECTA SOBRE O MERCADO DE EVENTOS

Nesse cenário, a empresa ousou no planejamento de 2021, confirmando a agenda de eventos 100% digitais e/ou híbridos. Para a definição dessa agenda, acompanhar as expectativas do mercado e dos clientes foi fundamental. Assim, já no início do ano, a Necta fez uma pesquisa junto aos setores e atuação, onde foram entrevistados 117 organizações.

Os participantes responderam às perguntas: qual a preferência de formato para os eventos que serão realizados em 2021; qual foi o orçamento previsto se comparado aos investimentos realizados antes da pandemia; se o investimento em marketing e eventos digitais podem trazer melhores resultados que eventos presenciais; e, ainda, as opções fundamentais para um evento de sucesso.

E o levantamento apontou que 68% das organizações optaram por realizar eventos digitais; 24% no formato híbrido; 6% presencial; e 2% ainda não decidiram o formato. Já na comparação dos eventos presenciais com os digitais, a pesquisa apresenta que 62% acreditam que o formato digital pode ser um ótimo complemento dos eventos presenciais; 23% entendem que os eventos digitais vão diminuir no pós-pandemia; 9% entendem que as conexões das ações digitais não se comparam ao modelo presencial; e 6% acreditam que o digital vai substituir o presencial.

"Com esse panorama do mercado e muito no contexto da atuação da Necta, iniciamos 2021 com 43 eventos confirmados. Planejamos as ações considerando todos os possíveis cenários da pandemia no País e no mundo, implementando ferramentas, tecnologias, novos modelos de gestão, por meio de iniciativas que gerem resultados além das nossas expectativas", cita Paula Faria, CEO da Necta.

"Outro ponto importante sobre a Pesquisa Necta foi sobre o valor do orçamento planejado para 2021, na comparação com 2019, onde 7% aumentou o orçamento, 23% manteve e 31% apontou que diminuiu. Já 38% não tinha definido valor ou não tinha certeza se terá orçamento ou já definiu que não fará nenhum orçamento".

A pesquisa Necta também revela a percepção dos participantes sobre um evento de sucesso, onde se destacam: conteúdo relevante e personalizado, participação como palestrante na grade de programação, ferramentas de interação entre os participantes, presença nas redes sociais e, ainda, a possibilidade de conexões de negócios, no virtual.

NOVAS PARCERIAS E ATENÇÃO AOS PROTOCOLOS

A companhia também buscou novas parcerias para aumentar o alcance das pautas trabalhadas, como para o mercado de cidades e mobilidade urbana, por meio da cooperação com o Estadão. Desenhar as ações presenciais respeitando todos os protocolos de saúde, segundo os órgãos governamentais, também está nas prioridades da Necta.

"Buscar novas formas de atuar e o trabalho conjunto, com a união dos atores dos vários ecossistemas faz parte da nossa jornada de trabalho. E a nossa parceria com o Estadão Mobilidade reflete exatamente isso. Já em relação às ações que possibilitam a presença física dos participantes, definimos a prioridade no cumprimento de todas as determinações de saúde e, assim, conseguimos a retomada segura das ações presenciais, fundamental para o atual cenário", destacou Faria.

AGENDA NECTA 2021 (ATÉ O MOMENTO)

CIDADES E MOBILIDADE URBANA

Evento nacional Connected Smart Cities & Mobility

Data: Entre 01 e 03 de setembro de 2021

Formato: Híbrido

Local: Presencial em São Paulo/SP, no Frei Caneca

Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

Agenda de eventos regionais Connected Smart Cities & Mobility - entre 23 de fevereiro e 17 de agosto de 2021, nas 27 capitais.

Formato: 100% virtual

Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

23/02 - Salvador (BA) - Já realizado e disponível aqui

02/03 - Vitória (ES) - Já realizado e disponível aqui

09/03 - Belém (PA) - Já realizado e disponível aqui

16/03 - Campo Grande (MS)

26/03 - Curitiba (PR)

30/03 - Maceió (AL)

06/04 - Manaus (AM)

13/04 - Recife (PE)

20/04 - Rio de Janeiro (RJ)

27/04 - Rio Branco (AC)

04/05 - Fortaleza (CE)

11/05 - Porto Alegre (RS)

18/05 - Palmas (TO)

25/05 - São Luís (MA)

01/06 - Goiânia (GO)

08/06 - Florianópolis (SC)

15/06 - João Pessoa (PB)

22/06 - Belo Horizonte (MG)

29/06 - Macapá (AP)

06/07 - Aracaju (SE)

13/07 - Brasília (DF)

20/07 - Cuiabá (MT)

27/07 - Natal (RN)

03/08 - Porto Velho (RO)

10/08 - Teresina (PI)

17/08 - Boa Vista (RR)

24/08 - São Paulo (SP)

1º Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica (da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME)

Data: 15 de março de 2021

Formato: 100% virtual

Mais informações: https://evento.pnme.org.br/1o-anuario-brasileiro-de-mobilidade-eletrica/

Série Especial: Os Desafios do Transporte Coletivo de Passageiros de Minas Gerais (Seinfra - Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Governo de Minas Gerais)

Data: 15/04; 29/04; 13/05; 27/05; 10/06; e 24/06

Formato: 100% virtual

Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

TRANSPORTE AÉREO

Evento nacional AirConnected

Data: Entre 01 e 03 de setembro de 2021

Formato: Híbrido

Local: Presencial em São Paulo/SP, no Frei Caneca

Mais informações: https://airconnected.com.br/

INOVAÇÃO SOCIAL

Festival ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos)

Data: 28 e 29 de junho de 2021

Formato: Híbrido

Local: Presencial em São Paulo/SP, no Frei Caneca

Mais informações: https://festivalabcr.org.br/

ENERGIA

UK & Brazil: Partners in Energy 2021 - 8ª edição

Data: Entre 15 e 18 de março de 2021

Formato: Híbrido

Formato: 100% virtual

Mais informações: https://www.events.great.gov.uk/ehome/index.php?eventid=200219892&

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Projeto de Mapeamento de Oportunidades em Inteligência Artificial no Brasil e Reino Unido (Governo Britânico)

Data: Primeiro semestre 2021

Formato: Digital


Fonte: Assessoria

Veja também:

19/07/2021
Projeto AstraZeneca Viva a Cultura! 2021
Idealizado pela Dançar Marketing, a edição de 2021do evento acontece de 26 a 30 de julho, digitalmente, no site, no YouTube oficial do projeto e nas redes sociais
05/07/2021
Rocket mostra tendências para os Eventos 4.0
Soluções devem ajudar marcas no desafio de reter audiência, promover maior interação e encantamento do público
05/07/2021
Primeiro festival digital da Klabin tem assinatura da .be comunica
A .Be comunica participou da criação, estruturação e estratégia da versão digital do maior evento de inovação da Klabin.
30/06/2021
MCI nomeia Oscar Cerezales como Chief Strategy Officer
A MCI, agência global de engajamento e marketing, anuncia Oscar Cerezales como Diretor de Estratégia (CSO). Cerezales avançará a estratégia global e o posicionamento da agência como um conector de pessoas, ideias e projetos.
Newsletter
Receba as novidades