Soluções tecnológicas para eventos digitais trazem renovação e desenvolvimento para o setor

Ações para eventos digitais como realidade aumentada, ambientes 3D, plateia virtual e filtros para as redes sociais são algumas das ferramentas que se tornaram tendência no mercado
Ferramenta em realidade aumentada que reproduz um Posto Ipiranga

O setor de Eventos foi imediatamente impactado com a chegada da pandemia. Hoje, mais de um ano depois, agências, produtores e players se reinventam com o apoio da tecnologia, fomentando uma nova tendência que definitivamente aqueceu o mercado: os eventos digitais.

No último ano, a Mostarda, agência que atua há oito anos no setor e que já realizou mais de mil projetos para empresas como Grupo Globo, Icatu, Mattos Filho, Marsh, Subsea 7, entre outras, em 142 cidades brasileiras, apostou na nova expertise, mudando o foco de atuação para ações e eventos digitais ou híbridos, e propondo novas e inovadoras soluções para conquistar espaço. Como resultado, foram mais de 20 mil pessoas impactadas digitalmente em 17 países no período.

Entre as inovações tecnológicas aplicadas na área, ações exclusivas com realidade aumentada, ambientes 3D, plateia virtual, filtros para as redes sociais, mosaico digital, market place de experiências, sorteio ao vivo, shows, quiz e até envio de kits. As palestras e conteúdos digitais, claro, também estão no cardápio de opções.

Soluções como a realidade virtual e a realidade aumentada crescem a passos largos no setor. Uma pesquisa de 2020 realizada pela Advanced Imaging Society, de Hollywood, mostra que 70% dos americanos entre 18 e 60 anos se mostraram extremamente interessados em relação a tais tecnologias. Nesse cenário, as redes sociais também têm papel fundamental, funcionando como um canal de distribuição da informação.

Além de trazer novas perspectivas para o mercado, a crescente dos eventos digitais, também gera oportunidades para empresas de tecnologia, movimentando todo um ecossistema que envolve produtores, startups e desenvolvedores.

- A tecnologia sempre esteve presente nos projetos da Mostarda, mas diante da pandemia, tivemos que apontar nosso alvo totalmente para o digital, criando soluções e experiências para os clientes. Marcar a vida do nosso público e provocar o efeito “WOW!” está em nosso DNA e levamos isso muito a sério. Ficamos felizes por atingir esses objetivos nessa nova vertente - explica Caio Barreto, sócio e fundador da agência.

Um dos destaques entre os eventos digitais realizados durante a pandemia foi o Encontro de Fim de Ano 2020 da Ipiranga. O evento - organizado pela primeira vez no formato on-line - impactou mais de mil funcionários em todo o país com soluções como o mosaico digital, tecnologia desenvolvida em parceria com uma startup especializada que tornou possível criar uma tela única com todos os convidados e funcionários por meio de um software que projeta imagens e comentários em tempo real em outras telas.

Ainda para a Ipiranga, no Dia das Crianças, a Mostarda também inovou criando um jogo de tabuleiro em realidade aumentada para os filhos dos funcionários, trazendo não apenas um novo mundo, com nomes e serviços da empresa para os pequenos, mas também uma oportunidade de reforçar valores e apresentá-los ao público interno de uma forma dinâmica e descontraída, um formato que somente o digital poderia oferecer.

- As ações on-line possibilitam um alcance ainda maior às empresas, que só agora começaram a conhecer e a explorar esse mercado. Além disso, oferecem opções flexíveis de orçamentos - afirma Helvio Lima, sócio e cofundador da Mostarda.

Ana Amélia, da área de Marketing e Comunicação da Marsh, afirma que as ações desenvolvidas com a Mostarda trouxeram excelentes feedbacks e satisfação. Para a empresa, a Mostarda preparou - com o auxílio de parceiros - ativações e premiações tanto para colaboradores, quanto para clientes, por meio de uma plataforma de experiência digital.

- Neste período que seguimos trabalhando em casa há mais de um ano, as ações digitais colaboram e colaboraram – lá no início da pandemia - para mantermos a conexão com nossos colaboradores e clientes. O digital aproxima as pessoas e possibilita executar com qualidade e criatividade ações que antes eram feitas presencialmente - diz.

A Wilson Sons ofereceu, pela primeira vez, um evento único on-line para todos os seus funcionários, com criação e produção da Mostarda. Sob o tema “Dias Melhores”, a ação contou com apresentação de Monica Iozzi e com show virtual do Jota Quest, transmitido remotamente direto do estúdio da banda, chegando a 4.500 colaboradores participantes em todo o Brasil, o maior impacto já gerado em eventos da empresa.

- As soluções digitais permitem que as empresas se comuniquem de forma mais recorrente com seus parceiros e equipes. Assim que liberados os eventos presenciais, certamente os modelos híbridos terão muito espaço, agregando as novas tecnologias para trazer experiências e adesão dos participantes - conclui.

Para este ano, apesar da expectativa geral baixa no setor, a Mostarda espera um crescimento de 320%, mantendo quase toda a atuação da empresa no âmbito digital, um resultado equiparável a antes da pandemia.

Fonte: Assessoria