Geração Z e a volta da busca por agências de viagens

*Por Fernando Bunker
Fernando Bunker é sócio-fundador da Tuuris.com

Em um cenário onde a reserva de viagens online por conta própria está cada vez mais presente na rotina dos consumidores, o uso dos serviços de um agente de viagens tem demonstrado um crescimento vertiginoso, especialmente entre a geração Z - pessoas nascidas após 1995.

Essa geração, também conhecida como Gen Z ou Centennials, se destaca por ter nascido em um ambiente 100% digital, buscar autoconhecimento e enriquecimento cultural. São pessoas com, no máximo, 21 anos, que cresceram junto com as plataformas digitais e seus infinitos aplicativos, inclusive os de viagem e turismo. Ao mesmo tempo, os Centennials estão mais exigentes em relação à qualidade do serviço, eles buscam atenção e personalização para além da praticidade, por isso contratam as agências de viagens.

De acordo com um levantamento global da Virtuoso, a Gen Z ganha mais força e, como era de se esperar, tem grande influência na escolha das férias em família: até 2020, eles devem representar 40% do público que investe em viagens.

Além disso, uma pesquisa realizada pela American Society of Travel Agents, em 2016, revela que a geração Z americana é a que mais utiliza agentes na hora de planejar suas viagens. O estudo aponta ainda que, nos Estados Unidos, são US$452 e quatro horas de planejamento economizados por viagem.

Já a geração Y, ou millennials - nascidos entre 1980 e meados de 1990 -, enxerga os agentes de viagens como consultores, não apenas um serviço. Mais do que qualquer outra geração, eles recrutam conselhos de agentes para decidir sobre um orçamento de viagem, organizar tours e receber recomendações de atividades, como museus, teatros e parques.

Em outras palavras, as novas gerações têm procurado organizar, cada vez mais, viagens personalizadas, com todo o respaldo e segurança que as agências podem oferecer. Para isso, no entanto, é fundamental que os agentes estejam preparados para essa nova demanda do setor de turismo, antenados às inovações tecnológicas, fornecendo conteúdo e assistência em tempo real aos viajantes.

* Fernando Bunker é sócio-fundador da Tuuris.com, marketplace de viagens e turismo online
Fonte: Assessoria