Na Amadeus, diversidade é coisa de todos os dias

Por Cecilia Sicardi, Diretora de Recursos Humanos para LATAM.
Cecilia Sicardi

A Amadeus é um provedor de tecnologia para a indústria global de viagens e turismo, e a experiência tem nos ensinado muitas coisas. Dentre elas, que o mundo é amplo e está cheio de pessoas diferentes com diversas histórias que merecem ser respeitadas e levadas em conta.

Nos dedicamos a este negócio há 30 anos e descobrimos que seria impossível um mundo onde as viagens acontecessem sem a diversidade, multiculturalidade e avanços que existem nos dias de hoje.

Somos uma empresa cujo alicerce é o multiculturalismo e a sensibilidade cultural. Assim temos sido no passado, no presente e seremos no futuro. Todas essas características nos ajudam a entender melhor a indústria das viagens.

Diversidade, de verdade

Atualmente, a diversidade não pode se limitar a apenas uma caraterística, pois cada indivíduo é único em mais de uma maneira. A diversidade enquanto gênero é uma destas características, mas também estão presentes a nacionalidade, a língua, a etnia e até a idade.

Incluir todos estes grupos na nossa cultura corporativa e no nosso trabalho diário faz parte da nossa missão. Temos participado de foros e mesas redondas expondo uma visão de um mundo onde todos cabem. Não somos todos iguais, então a diversidade é uma fortaleza para as pessoas e para uma empresa como a Amadeus. Devemos nos orgulhar de quem somos. Isso é o que interessa.

Claro que isso não é novo. Já é sabido e é dito faz alguns anos, e nos últimos com maior frequência e intensidade. No entanto, temos que levar em conta tudo o que implica a diversidade de uma empresa.

Incluir diferentes gerações no estilo de trabalho e cultura corporativa, assim como integrar as ferramentas necessárias para que cada uma delas possa desenvolver-se ao máximo.

Aceitar ser uma organização horizontal e com pouca hierarquização. De outra maneira, seria muito complicado incluir pessoas tão diferentes entre si para construir o futuro das viagens.

Inovação e diversidade andam de mãos dadas. Sempre que há diferentes pontos de vista num projeto, as conclusões serão novas e diferentes do que se obteria se todas as pessoas envolvidas tivessem a mesma maneira de ver as coisas.

Como mencionamos, a Amadeus considera que incluir diferentes comunidades é extremamente importante e que, além disso, é uma oportunidade para promover a aceitação, proporcionar um lugar de trabalho onde todos nossos funcionários se sintam seguros e aceitos, atrair talentos, promover inovação e demostrar que nosso compromisso com os clientes e parceiros não conhece preconceitos de nenhum tipo.

Somos uma empresa global, como a indústria de viagens; uma empresa integradora, como a comunidade de viajantes no mundo todo; mas, especialmente, somos uma empresa que se orgulha da nossa diversidade, que é como pensamos que o mundo deve ser. No futuro, procuramos mais iniciativas que nos permitam apoiar a tolerância e aceitação. Visite nosso site global Amadeus Diversity & Inclusion para conhecer como fomentamos igualdade de oportunidades, respeito, justiça e dignidade para todos os nossos funcionários.


Fonte: Assessoria