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publicado em 15 de maio de 2019 - 21h16

Os impactos da tecnologia na evolução do mercado de eventos

Por Uziel Barbosa

Da Redação
 Uziel Barbosa

Eventos desempenham um papel importantíssimo na economia brasileira. Segundo uma pesquisa da CWT Meetings & Events, a previsão é que o segmento tenha um crescimento de 5% a 10% este ano. Esses números esperados pelo mercado também acompanham a evolução do setor: organizar um evento envolve muito mais que a escolha da programação ou reserva de data e lugares. O setor tem criado, cada vez mais, nichos para atender as demandas. Os números confirmam.

Cada vez mais exigente, o segmento tem encontrado grandes aliados, como as novas tecnologias, que vêm transformando a forma de se fazer eventos. Quando empresas organizam eventos corporativos, normalmente, têm o objetivo de promover suas marcas, gerar autoridade e serem reconhecidas como especialistas no que fazem e, com isso, atrair a atenção dos potenciais clientes. Já no universo acadêmico, o principal objetivo é promover a ciência e a tecnologia. Isso ocorre tanto por meio de palestras, oficinas e outras atividades de exposição, como na produção científica, com a publicação das pesquisas através de artigos em eventos técnico-científicos ou acadêmicos.

Mesmo direcionado a um público segmentado, esse nicho de mercado também só tem a ganhar utilizando a inovação como um grande diferencial para atingir seus objetivos e gerar novos negócios.

Um bom exemplo é o uso de Chatbots (software utilizado para simular conversas humanas, realizar atendimentos e automatizar ações), que podem trazer grandes benefícios para o setor. Além de utilizá-los no atendimento, é possível criar rotinas para engajar os participantes, utilizando essa tecnologia como alternativa para emitir os certificados ou ter acesso a uma palestra, por exemplo. O próprio Facebook possibilista o uso de chatbot dentro do Messenger e do Whatsapp, e você pode implementar as funcionalidades acima nessas ferramentas.

Com o uso de inteligência artificial, já é possível encontrar promotoras holográficas (com projeção mapeada 3D) ou robóticas inteligentes, na recepção de alguns eventos. Por meio dessa tecnologia, é possível que durante um evento, a assistente consiga apresentar produtos e serviço aos participantes, fornecer informações e ainda responder perguntas do público.

Já a realidade virtual é um outro recurso cada vez mais presente em grandes feiras e eventos pelo Brasil, devido à facilidade de aproximar pessoas de serviços e produtos, de forma lúdica. A ferramenta, muito importante para campanhas de marketing, permite que empresas e marcas apresentem conteúdo multimídia e interativo, em um contato personalizado com os participantes com o objetivo ampliar o engajamento daquele evento. Transportando o público para dentro da campanha, oferecendo aos seus consumidores sensações e novas experiências.

Não necessariamente uma tecnologia, mas indispensáveis para os negócios, estratégias que contemplem microinfluenciadores também são muitos importantes para esse mercado. Com perfis em redes sociais que possuem entre 5 e 100 mil seguidores, eles se diferenciam de influenciadores (como celebridades, políticos e atletas) porque falam com um público específico: as pessoas que o seguem por interesse no conteúdo gerado. Imagine utilizar uma dessas redes e a base de seguidores, para criar conteúdo original e divulgar o seu evento? O engajamento e o retorno podem ser muito melhores!

Na hora de tomar decisão sobre qual tecnologia utilizar, tenha sempre em mente que a melhor opção é aquela que vai te fazer economizar tempo, reduzir trabalho e focar no que mais importa: a qualidade do seu evento.

Muitos organizadores perdem tempo com atividades manuais e deixam de pensar no que realmente vai fazer diferença: o design e o planejamento do evento, as estratégias de marketing e vendas e uma experiência incrível. Isso vai fazer toda a diferença!

Uziel Barbosa é CEO e fundador da Doity - Plataforma de eventos

Fonte: assessoria

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