Canais
Artigo
publicado em 16 de novembro de 2019 -  1h50

Otimismo no setor de turismo, eventos e viagens

Por Juan Pablo de Vera Barbieri*

Da Redação

O São Paulo Convention & Visitors Bureau, há dois anos, produz o Barômetro VISITE SÃO PAULO, um documento interno que tem como objetivo medir o humor dos empresários em relação à economia e ao setor de Turismo, Eventos e Viagens. A ideia surgiu da relevância da entidade por congregar em seus Conselhos de Administração, Curador e Consultivo líderes, executivos e principais associações que compõem o Mercado.

Essa avaliação empírica traz, mês a mês, análises que auxiliam em montar um recorte do setor, trazendo informações para tomada de decisão. No relatório com o mês de referência de outubro de 2019, o estudo apontou um movimento muito positivo.

O Barômetro, a cada edição, apresenta o Índice de Confiança, composto pelo otimismo com a Economia, Setor/Segmento, Crescimento e, por fim, Faturamento da Empresa/Entidade. Em outubro, o índice teve seu melhor desempenho no ano, com 82,2 pontos, de um máximo de 100. Segue setembro, com 79,2 pontos; e, depois, fevereiro apenas, com 70 pontos.

Realizando estudo da publicação em edições anteriores, o ano de 2018 terminou com um otimismo elevado para os 12 meses que se seguiam, em um período que o País e o Estado passavam pela mudança de gestão pública. Entretanto, o ano começou conturbado, tanto pela economia, quanto pela insegurança política em diversos fatores, como, por exemplo, a troca constante de Ministros logo no início da gestão.

De tal forma, o índice, em janeiro, apontava 62 pontos de 100, no limite do otimismo. Entretanto, em outubro, com a confiança na economia fechando em 7,8/10 (0,8 ponto a mais do que em setembro); confiança no setor em 8,4/10 (0,7 ponto a mais); crescimento 8,3/10 (+0,3); e faturamento 8,4/10 (único fator que registrou queda, com -0,6 ponto, mas, como visto no gráfico, setembro registrou uma exceção, com 9/10 pontos). A confiança está lá em cima.

Resultado do otimismo, os entrevistados apontam como próximos investimentos fusões, aquisições, ampliação da base e criação de novas unidades de negócios. O desejo em contratação é alto, entretanto, esbarra em um desafio de muitos setores: a busca por profissionais qualificados.

Entre outros temas abordados na pesquisa, tendências apontam que ambiente político e políticas governamentais são os assuntos que mais impactam nos negócios.

Mensalmente, o Barômetro dialoga sobre as principais notícias do mês que influenciam no dia a dia das empresas e entidades. Ganhou destaque em outubro a aprovação pela Congresso da Reforma da Previdência, assunto que figurou também em pesquisas anteriores.

 Juan Pablo de Vera

O São Paulo Convention & Visitors Bureau congrega toda a cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens. Além de trabalhar para captar mais eventos para o destino, gerando oportunidade de negócios, e promover São Paulo tanto B2B quanto B2C, envida esforços na consolidação de informações junto a sua diretoria, para fornecer ainda mais instrumentos ao Mercado para seu desenvolvimento.

*Juan Pablo de Vera Barbieri

vice-presidente Financeiro do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau


Fonte: assessoria

Veja também:

10/12/2019
Seu hotel está tecnologicamente preparado para a alta temporada?
Por Cláudio Cordeiro
25/11/2019
O crescimento gradual do turismo brasileiro
Por Alexandre Sampaio*
20/11/2019
A utilização da inteligência artificial em grandes festivais no Brasil
Por Leandro Eustáquio*
28/10/2019
Transformação digital: mais um passo determinante para a economia brasileira
Por Marco Basso*
Newsletter
Receba as novidades