Canais
Artigo
publicado em 20 de agosto de 2019 - 21h31

Setor hoteleiro atrai investimentos e vive expectativa de aumento no faturamento

Por Marcelo Vital Brasil*

Da Redação
 Marcelo Vital Brasil

O ano de 2019 revela perspectivas animadoras para o setor de hotelaria do Brasil. O mercado, cujos percentuais de otimismo cresceram em relação a 2018, vive momento de projeção de aumento de faturamento e indica intensificação nas pretensões de investimento.

Esse clima de confiança foi observado em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com 682 empreendimentos de todo o Brasil: 67,6% dos empresários ouvidos anunciaram ter intenção de fazer novos investimentos no ano, e 47,8% vislumbravam aumento no faturamento, os percentuais mais favoráveis apurados desde o início da pesquisa, em janeiro de 2018.

Hoteleiros de São Paulo (59,8%), Minas Gerais (59,3%) e Pernambuco (56,3%) são os mais confiantes em relação ao faturamento, enquanto os de Pernambuco (25%), Rio Grande do Norte (23,1%) e Minas Gerais (22%) são os que planejam investir mais em seus próprios negócios.

Além destes dois tópicos, outros quesitos que retrataram a expectativa positiva do setor na pesquisa foram a demanda por serviços ofertados (44,8%), a demanda pelo destino onde o empreendimento está localizado (43,4%), o número de turistas no destino (38,2%) e a rentabilidade do setor de turismo como um todo (36%).

Números como esses vão ao encontro com o “Panorama da Hotelaria Brasileira: perspectiva de desempenho e nova oferta”, do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), que estima uma alta de 3,2% na ocupação dos hotéis brasileiros, totalizando 64%.

Outro fator que também contribui para as avaliações otimistas são os prognósticos para os próximos anos: estão confirmados mais de R$ 4 bilhões em investimentos para o setor hoteleiro no Brasil até 2022, período durante o qual devem ser inaugurados 123 hotéis. Esses estabelecimentos trarão um incremento de cerca de 18.698 unidades habitacionais (UHs) à rede hoteleira do país, que em 2017 contava com um total de 1 milhão de UHs e 2,4 milhões de leitos.

Essa nova oferta e a constante transformação pela qual passa o segmento servem como estímulos para que os estabelecimentos se adequem à nova realidade do mercado, oferecendo o que os clientes buscam e, ao mesmo tempo, potencializando a concretização de novos negócios.

Para trazer as principais tendências mundiais em termos de produtos, equipamentos e soluções para a área, acontece entre os dias 25 e 27 de setembro a Hospitality Business Fair. Reunindo 100 expositores num espaço de 10 mil m² do Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, a feira é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Fornecedores para Hotéis, Restaurantes e Similares (ABFHRS). Os organizadores esperam que o evento atraia aproximadamente 30 mil visitantes.

Focada nos fornecedores da hotelaria e alimentação, a feira será dividida em segmentos como móveis, colchões, cama, mesa e banho, amenities, lazer, equipamentos leves para copa e cozinha e pesados para cozinha industrial, alimentos e bebidas, decoração, refrigeração, fitness e tecnologia, entre outros.

*Marcelo Vital Brasil
presidente da ABFHRS-Associação Brasileira dos Fornecedores para Hotéis, Restaurantes e Similares

Fonte: assessoria

Veja também:

16/11/2019
Otimismo no setor de turismo, eventos e viagens
Por Juan Pablo de Vera Barbieri*
28/10/2019
Transformação digital: mais um passo determinante para a economia brasileira
Por Marco Basso*
01/10/2019
A importância da legalização dos Jogos no Brasil
Por Manoel Linhares*
23/09/2019
Diversidade e inclusão, estratégias transformadoras para o mercado corporativo
Por Ronaldo Ferreira Jr.*
Newsletter
Receba as novidades