A importância das feiras de tecnologia para a evolução do seu negócio

É preciso estar atento a importância dos eventos para conseguir aproveitar o que há de melhor e aperfeiçoar a gestão do seu negócio.

                                                                    Marcelo Sinhorini*

Marcelo Sinhorini
Os eventos de tecnologia estão, a cada dia, formando novas concepções relacionadas ao futuro de um setor que está em constante atualização. Desse modo, é preciso estar atento a importância desses eventos para conseguir aproveitar o que há de melhor e aperfeiçoar a gestão do seu negócio.

Sempre que nos permitimos avaliar que já estamos bem informados e que já conseguimos acumular todo o conhecimento necessário para se destacar em nosso setor de atuação, surge um novo evento, com uma nova proposta e um novo recorte temático que geram novas questões e aprimoram seus participantes com novas percepções. Aliás, a palavra “novo”, aqui usada por diversas vezes, tem como objetivo reforçar uma das principais características das feiras de tecnologia da atualidade.

Mas afinal, por que dentro de um universo de tantas possibilidades, feiras de software com foco em tecnologia resultam em um cenário tão fértil para o mercado? Para se ter uma ideia palpável, um recorte dos últimos 20 anos no Brasil, dá conta de que mais de 84 milhões de compradores participaram de feiras de negócios realizadas no país.

Em dezembro de 2019, a União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE), divulgou dados de uma pesquisa encomendada em parceria com o Instituto NewSense. A análise sobre o “Impacto e Resultado dos Eventos com Foco em Geração de Negócios no Estado de São Paulo” revelou que o volume anual de negócios gerados por esses eventos representa R$ 305 bilhões para a economia do Brasil, considerando os resultados para as empresas expositoras. Esse resultado equivale a 4,6% do PIB Nacional, com um detalhe: são valores gerados em eventos de negócios realizados apenas no estado de São Paulo, com um detalhe: são valores gerados em eventos de negócios realizados apenas no estado de São Paulo, não contabilizando festivais (os de maior público) e eventos com menos de 100 participantes, a grande maioria dos realizados.

Estudos recentes, lançados em um vídeo assinado por 13 importantes agências de marketing promocional e as 10 principais entidades do setor, consignaram uma movimentação econômica no Brasil da ordem de R$936 bilhões, equivalentes à 13,6% do PIB Nacional, ressaltando também a relevância dos eventos na transmissão de conhecimento.

Sendo assim, não é exagero dizer, que nos últimos anos, as empresas passaram por um grande “boom tecnológico” e acabaram se deparando com infinitas soluções que prometem ser a resposta perfeita para resolver problemas que, até aquele momento, os gestores nem sabiam que precisavam sanar.

Participar de encontros como esses é a maneira mais rápida de ter acesso e transmitir conhecimento ao mesmo tempo. São nesses locais, que tanto expositores quanto visitantes, podem aprimorar sua visão em relação a um determinado mercado, pois é lá que todos os mercados se encontram.

É isso que bons eventos fazem por sua empresa: eles conectam, agregam e expandem relações para novos horizontes que podem ajudar a alcançar um caminho de sucesso.

A partir desse ponto de vista, não é de se estranhar que as feiras de tecnologia espalhadas por todo o país, ganharam uma relevância muito maior, pois, para saber o que você precisa ter, é necessário conhecer quais são as possibilidades disponíveis. E é justamente essa, a finalidade das feiras de gestão: revelar ao seu público todo o potencial de soluções que já estão prontas para serem utilizadas, além de despertar o interesse para o que o futuro ainda pode revelar.

*Marcelo Sinhorini é fundador do Portal ERP e organizador do ERP Summit, o maior evento da América Latina sobre software e gestão, chega a sua 4ª edição no Brasil tendo como tema central: “O software como agente da transformação humana e dos negócios”. A atividade acontece no Expo Center Norte, na capital paulista, de 14 e 15 de abril de 2020.