Algo no sul estonteante: Florianópolis e suas facetas

Por Virgínia Câmara

Virgínia Câmara
Uma cidade que agrada os mais diversos pontos de vista, assim é Florianópolis, um lugar com praia, natureza, diversão, música, balada e boa comida! O clima instável é uma das particularidades desse paraíso. No verão, a temperatura é quente e ideal para a curtição das praias, já no inverno, temperaturas mais amenas e que já provocaram neve é um cenário perfeito para o romantismo e para quem gosta de atrações no centro da cidade. Também conhecida como Floripa, a capital de Santa Catarina é recheada de atrações turísticas para diferentes gostos e reconhecida internacionalmente como a mais amigável do mundo.

Localizada na região Sul do Brasil, reúne lazer, turismo, comércio e serviço, com excelente infraestrutura. É um local exuberante, sendo um dos destinos mais escolhidos por quem gosta de litoral, agregando esporte e diversão. As praias são muitas, sendo difícil escolher a melhor, pois cada uma delas tem uma particularidade especial. A Praia Jurerê é perfeita para diversão em família e prática de esportes náuticos. O mar tem águas verdes e ondas calmas, sendo que, do lado esquerdo, fica a famosa Jurerê Internacional, área de concentração de mansões cinematográficas, muita badalação, shopping de luxo a céu aberto, bares, restaurantes e boates requintadas. O lado direito da praia é chamado de Jurerê Tradicional e tem restaurantes com comida típica.

A praia da Joaquina é uma das mais famosas de Floripa e do mundo, por fazer parte do circuito internacional de surf. É ótima para os surfistas e para quem gosta de outras diversões, como sandboard (surf na areia), windsurf (prancha a vela), kitesurf (pracha e pipa) e veleiros, com oportunidades para fotos incríveis e momentos inesquecíveis.

Na Praia da Barra da Lagoa, o movimento é intenso, são diversos bares e restaurantes com música ao vivo. O local tem uma trilha que leva a um morro com uma espetacular vista para o mar e por isso se tornou uma das preferidas entre os jovens.

A cidade é rica em cenários naturais e pode ser apreciada por sua belíssima cultura. O povo de raiz açoriana tem histórias fantásticas para contar, com diversas representações que marcam cada detalhe. A ilha ainda tem imperdíveis tradições, como as feiras de artesanato, as festas folclóricas, as danças de pau de fita, do boi de mamão e do terno de reis, entre outras. No centro histórico, as construções arquitetônicas, feitas pelos colonizadores, e os museus guardam a memória da cidade e a história de seus habitantes.

Não posso falar de Floripa sem cita o encantador Resort Costão do Santinho. Localizado no coração de um paraíso natural, o local tem uma infraestrutura completa de lazer para todas as idades e possui a maior estrutura de eventos corporativos à beira-mar no Brasil. Nos dias em que estive lá pude presenciar em torno de seis eventos simultâneos no local. O Resort já foi Premiado sete vezes como o melhor resort de praia do país.

A capital tem samba de raiz, soul, rock, reggae e pop. Floripa é um lugar maravilhoso, inesquecível e, com certeza, agrada aos mais variados estilos de público. Programe uns dias de férias e vá se divertir nessa cidade encantadora!