Ávidos por oportunidades

Uma vez por ano, os jovens têm a oportunidade de participar de uma grande festa: a Feira do Estudante – Expo CIEE, o maior evento voltado à capacitação de jovens do Brasil. Por Luiz Gonzaga Bertelli*
Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE e do Conselho Diretor do CIEE Nacional

No fim de semana passado, cerca de 60 mil pessoas participaram da mostra no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. As motivações entre eles eram diferentes. Uns iam para conhecer as opções para o ensino profissional, outros em busca de informações para ampliar os conhecimentos da carreira e muitos ávidos por uma oportunidade de estágio ou de aprendizagem para abrandar os efeitos da primeira crise econômica por que passa a nova geração. Os números divulgados recentemente não deixam dúvida: os jovens são os mais prejudicados pela crise. O desemprego nessa parcela da população aumentou em progressão geométrica atingindo índice de 24% entre as idades de 18 a 24 anos. É uma taxa que ameaça toda uma geração, ao retardar a entrada no mercado de trabalho.

Na Expo CIEE, os jovens lotaram as filas do estande do CIEE em busca de vagas oferecidas, nos três dias de feira. Entre os 6,5 mil interessados, mais de quatro mil jovens foram encaminhados diretamente para processos seletivos em empresas e órgãos públicos e muitos outros serão guiados a processos futuros. Um desses estudantes, Rodrigo Miguel, aluno de análise de sistemas, foi o primeiro da fila no evento. Ele acordou às 5 da manhã, pegou três ônibus e chegou primeiro que todo mundo pela vontade de buscar um estágio que o ajude a dar continuidade aos estudos. São muitos os estagiários que, além de participar do treinamento prático da profissão em empresas, entidades e órgãos públicos também dependem da bolsa-auxílio para pagar as mensalidades escolares e garantir a permanência no curso nesse momento de economia tão instável.

Mais de 11 mil desses jovens acompanharam também as 100 palestras que foram oferecidas em cinco auditórios, mostrando o interesse em buscar conhecimento e melhorar sua própria formação. Entre os serviços gratuitos da Expo CIEE, 585 carteiras de trabalho foram emitidas pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA) e Sindicato dos Administradores no Estado de São Paulo (Saesp); mais de 500 jovens participaram também das simulações de dinâmica de grupo com o intuito de se preparar para os processos seletivos das empresas mais exigentes. Mais uma vez, o CIEE atingiu o objetivo de facilitar a inserção dos jovens no mercado laboral, utilizando para isso, diversão, cultura, informação e muito trabalho.

*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE e do Conselho Diretor do CIEE Nacional.