Campus Experience Negócios do Entretenimento

Uma imersão de Conhecimentos Teóricos e Práticos nos Estados Unidos. Por Andréa Nakane


Panorâmica do Grupo na visita do Orlando City Estádio
Certamente você já foi impactado por algum grande show de uma celebridade pop internacional em tournée, já assistiu – mesmo por mídias digitais – a uma grande partida de futebol americano ou basquete ou já comprou alguma experiência de marca, em algum Hard Rock Café ou Parques da Disney.

Todas essas atividades têm algo em comum: são ramificações, consideradas até distintas, mas que orbitam o universo do entretenimento.

Segmento de mercado que cresce mundialmente, apesar de todas as limitações e restrições econômicas e sociais do século XXI. Os números apresentados em recente pesquisa, liderada pelo PWC, consideram uma movimentação mundial em torno de US$ 42 bilhões em 2014 e, para os próximos anos, existe uma expectativa de 10,2% de crescimento. A perspectiva é que, em 2019, o setor alcance um faturamento de aproximadamente US$ 69 bilhões.

No Brasil, os números também são muito expressivos e revelam potencial para maior profissionalização, já que a demanda tende a ampliar-se e, por mais pulsante e engajado que seja o mercado profissional na área, há ainda muito distanciamento com relação aos processos de planejamento e operações do entretenimento, em suas diversas facetas, sobretudo no âmbito do showbusiness, afinal, o conceito festivalização, é uma realidade presente, não só nos eventos culturais, mas de todas as outras áreas de interesse.

Compreendendo essa lacuna existente em território brasileiro, a Full Sail University, uma das mais conceituadas universidades privadas dos Estados Unidos, especializada em Artes, Comunicação e Design, vem promovendo uma série de ações no Brasil, com o intuito de demonstrar seu amplo portfólio de cursos de graduação e pós-graduação, fomentando o interesse de investir em uma formação de elevada qualificação, justamente na meca do entretenimento.

Para buscar maior reputação local, a equipe da Full Sail University escolheu, criteriosamente, alguns representantes estratégicos para atuarem como uma espécie de embaixadores da marca em suas respectivas áreas de atuação.

Dessa forma, podem gerar uma ligação forte global, ou seja, demonstrando sua força global, com ênfase na valorização do local.

No cenário vinculado aos negócios de entretenimento, sobretudo na área de live marketing, o profissional escolhido foi Marcelo Flores.

Marcelo Flores em Ação na Full Sail University, Orlando, FL.

Marcelo tem em seu curriculum mais de 25 anos de experiência, com mais de 2.500 projetos realizados, de pequenos a megaeventos, entre eles o Réveillon, na Av. Paulista, o Brahma Valley, o Skol Sensations e o Harley Days.

Em uma iniciativa inédita, em conjunto com o escritório regional da Full Sail University, uma espécie de centro de experiências da instituição no Brasil e DC3Education, célula específica da instituição para ações educacionais de extensão, Marcelo e Andréa Flores, por meio da sua empresa, Businessland, elaboraram o projeto Campus Experience Negócios do Entretenimento, que tem como intuito prover aos participantes um panorama geral desse ramo de atuação, agregando conteúdos, realizados via workshops, no melhor estilo “mãos à obra” e visitas técnicas aos bastidores de algumas referências de empreendimentos que exploram o segmento.

A ideia é reunir um pequeno grupo de interessados no assunto, no máximo 15 pessoas, e proporcionar a seus integrantes uma imersão de uma semana, com uma programação intensa de aulas nas instalações exuberantes da Full Saint University, localizada no condado de Winter Park, ao lado Orlando, há 25 minutos da International Drive.

Essa iniciativa já se tornou um programa e, atualmente, encontra-se em sua segunda edição, já possibilitando que mais de 21 pessoas incluíssem essa extensão profissional em seu curriculum.

A facilidade de pagamento é concedida via utilização de plataformas de vendas online, o que permite o pagamento em moeda nacional, dividido em até 10 vezes, apesar do investimento estar orçado em dólares americanos.

Os valores são distintos, tanto para a imersão, transporte aéreo, hospedagem e parcialmente a alimentação, o que possibilita condições individuais de cada participante formatar seu pacote conforme suas disponibilidades. Porém, em parceria com uma agência de viagem, a Travel Now Brasil, há apoio para que as necessidades sejam providas.

O transporte até a Full Sail University está incluso e tem como ponto de encontro o hotel oficial do curso, onde acontecem todas as saídas e retornos diários. O que é mais relevante na escolha da acomodação não são as instalações de lazer, mas sim o conforto de uma cama para o descanso, já que as atividades começam às 9h da manhã e prolongam-se, muitas vezes, para além das 23h. E uma noite de sono tranquilo e revigorante se faz necessário para cumprir toda a extensa agenda da imersão.

O embaixador da Full Sail University no Brasil, Marcelo Flores, é o facilitador de toda a imersão e, ao final de cada dia dos workshops, todos apresentados por acadêmicos da instituição norte-americana, apresenta uma síntese das abordagens e conceitos compartilhados, buscando seus enquadramentos à realidade brasileira, que, em diversos aspectos, são muito diferentes do contexto dos Estados Unidos.

O casal, Andréa e Marcelo Flores.

Vale ressaltar que há apoio integral da esposa do Marcelo, a Andréa Flores, que fica na retaguarda, certificando-se de que toda a operação será cumprida. Sem falar na hospitalidade que emana, deixando todos os membros do grupo muito à vontade e acolhidos de forma especial.

O almoço, no melhor estilo norte-americano, é realizado muitas vezes no próprio ambiente das aulas, mas com tempo para sua degustação, diferentemente do serviço de A&B, formatado pelos americanos, batizado de working lunch, onde não há o tempo destinado exclusivamente para a alimentação. No intuito de otimizar seu tempo, o trabalho não para, nem quando é hora do almoço. Nesse caso, podemos caracterizar o serviço como part-working lunch, não saímos do espaço de estudos e assim garantimos o cumprimento dos horários de forma muito disciplinada, algo que sabemos que em muitas ocasiões falta no DNA brasileiro.

A agenda, como já declarado, é extensa, mas é cumprida meticulosamente, entregando exatamente a promessa de uma vivência profunda.

O primeiro dia ocorre, justamente, com a participação do grupo em um grande evento intitulado BST, que corresponde a uma espécie de programa de portas abertas, no qual a instituição recebe futuros estudantes e familiares interessados em conhecer as oportunidades ofertadas pela Full Sail University.

O acontecimento é todo operacionalizado pelos discentes, que aproveitam o momento para demonstrar seu orgulho de pertencimento à família Full Sail University.

Os laboratórios da instituição são um show à parte. Há estúdios com equipamentos de alta tecnologia, orçados em mais de 1 milhão de dólares, e as instalações todas com design futuristas e muito confortáveis impressionam também.

Os cursos de graduação na instituição podem ser realizados em metade do tempo normal, já que seus horários são extremamente flexíveis, incluindo madrugadas, já que há o entendimento de que muitos profissionais que estão atuando no mercado têm seu tempo comprometido com obrigações no dia-a-dia e precisam de horários também não convencionais. A instituição é no-stop, não fecha, funciona 24 horas. Além disso, muitos cursos tem uma formatação semipresencial, o que permite que a multiculturalidade seja uma das suas especificidades.

Antes de iniciar qualquer curso há uma espécie de identificação da sua proficiência em inglês e, conforme for o resultado, há uma orientação para realizar uma preparação prévia antes da efetiva matrícula, visando não comprometer o rendimento durante toda a jornada acadêmica e, dessa forma, priorizar resultados exitosos.

Visita as instalações da Full Sail University, Orlando, FL.

Até mesmo para a participação no Campus Experience Negócios do Entretenimento há esse zelo e uma avaliação no Brasil é realizada para compreender se ocorrerá alguma dificuldade e se um suporte maior será necessário.

Nessa etapa do curso, que ocorre ao final do mesmo, Marcelo Flores empresta toda sua vasta experiência no setor, como orientador, e transforma esse momento de criação, uma atividade colaborativa, com sua visão de mercado e profissional, o que gera um valor imensurável na esfera individual, provocando perspectivas mais concretas para monetizar seu projeto.

Aliás, essa palavra “monetizar” é a essência de qualquer negócio de entretenimento, juntamente com seu efeito de conexão emocional, que evoca ligações tão profundas, muito além da racionalidade, que impulsiona o querer, traduzido em consumo de determinado produto ou serviço desse segmento.

Marcelo Flores é incansável para demonstrar tal elo significativo, demonstrando a força do entretenimento e como o mesmo pode tornar-se uma atividade lucrativa. Em todas as visitas técnicas inseridas na programação da imersão há essa transparência lógica, evidenciada e colocadas como boas práticas.

Visita a Coca Cola Store, Disney Springs, Orlando, FL.

Nessa segunda edição do Campus Experience Negócios do Entretenimento, as visitas técnicas englobaram Coca Cola Store (Disney Springs), Hard Rock Café (City Walk – Universal), Amyway Arena – com jogo de basquete –, Orlando City Soccer e I Drive Nascar.

Em todos esses negócios visitados há uma recepção diferenciada e acessos exclusivos às informações estratégicas que, dificilmente, poderiam ser coletadas sem essa intermediação e organização providas pela equipe do curso.

Geralmente após essas visitas há uma confraternização entre os participantes da imersão, escolhendo restaurantes e atividades que também estão relacionadas ao universo de entretenimento, o que evoca que a mente continue vivenciando e recrutando parâmetros desse negócio.

A imersão em si trabalha com a aglutinação de diversos workshops, todos ministrados por docentes da Full Sail University, exceto o último, que o próprio Marcelo Flores comanda, com o intuito de prover que cada participante leve na bagagem além de muitos conhecimentos e inspirações acumuladas durante toda a semana, um projeto particular que possa ser viabilizado, considerando todos os inputs transmitidos, o que irá facilitar uma possível viabilização do mesmo.

Nesse momento final, há a elaboração individual, ou em pequenos grupos, do business plan de um projeto de entretenimento, no qual os participantes têm a oportunidade de aplicar os conceitos apreendidos durante toda a semana e ter uma banca avaliadora que interage, oferece sugestões e orientações para o aprimoramento de seu projeto, o que proporciona maior segurança para sua concretização.

A próxima edição da imersão já está confirmada para o mês de maio de 2019, tempo suficiente para que os interessados organizem suas agendas e orçamentos para uma verdadeira experiência reveladora e inspiradora.

Você trará na bagagem muito mais que um certificado. Certamente sua mente irá se expandir e oportunidades de novos negócios irão brotar naturalmente, estimulados por boas práticas e muitos conhecimentos contemporâneos, na terra no qual o mais simples evento torna-se uma grande espetáculo de tirar o fôlego, gerar memórias felizes e prover conexões que emocionam e transformam a ludicidade em lucratividade.

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