Canais
Artigos
publicado em 06 de junho de 2017 - 11h35

Confiança que se renova

Por Luiz Gonzaga Bertelli

Da Redação

Nas atuais circunstâncias – com crise econômica e desemprego em ascensão –, é difícil elaborar um discurso otimista que motive os jovens a acreditar em um futuro melhor. No entanto, após acompanhar pessoalmente a juventude lotando os corredores, palestras e estandes da 20.ª Feira do Estudante – Expo CIEE, a visão é de que a confiança se renova e os nossos jovens estão preparados para protagonizar sucesso profissional.

Durante a feira, os estudantes demonstravam, a todo momento, estarem ávidos por conhecimento e oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. Buscavam incessantemente informações sobre cursos superiores, de especialização, pós-graduação, intercâmbios e cursos de línguas estrangeiras. Encheram as salas para ouvir, compenetrados, palestrantes que discorriam sobre temas pertinentes ao mundo corporativo e mostravam-se interessados, com perguntas e observações oportunas. Muitos deles compareceram à feira por mais de um dia, em busca de informação e conteúdo. Centenas de jovens saíram do estande do CIEE já encaminhados para processos seletivos de estágio e aprendizagem. Alguns fizeram provas no local para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) e para a prefeitura de São Paulo.

Mais uma vez, o CIEE cumpriu seu papel social de contribuir para uma melhor formação do jovem, buscando sempre sua inserção no mercado de trabalho por meio do estágio e da aprendizagem. Ao longo de 53 anos de atuação, já encaminhou mais de 16 milhões de jovens para empresas, entidades do terceiro setor e órgãos públicos. Muitas autoridades governamentais, gerentes, diretores e CEOs de grandes empresas começaram sua carreira como estagiários e aprendizes.

 Luiz Gonzaga Bertelli

A Expo CIEE, também iniciou tímida, há 20 anos, na sede do CIEE, em São Paulo. Hoje as instalações ganham dois pavilhões da Bienal do Parque do Ibirapuera e atrai jovens da Grande São Paulo, do interior e até mesmo de outros estados. É cativante ver que boa parte da juventude responde às dificuldades momentâneas com dinamismo e vontade de vencer. Esperamos que o exemplo também seja dado em outras esferas para que os jovens possam garantir, efetivamente, um futuro promissor e exercer plenamente a cidadania, em um país mais ético e justo.

*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH)

Fonte: Assessoria

Veja também:

19/08/2020
Conectar para reconstruir: conexões e troca de experiências como inspiração para a recuperação da economia
Quando nos propusemos a realizar um evento online exclusivo durante a pandemia, tivemos que ser criativos e corajosos para andarmos na contramão do cenário nefasto que nos era apresentado. O turismo e os eventos foram profundamente atingidos pelo covid-19
27/07/2020
Modelo de negócios inspirado na criatividade
Por Luciano Peccin*
25/07/2020
ARTIGO: Será que a transformação digital vai acabar com os eventos tradicionais?
Por Luiz Gustavo Borges*
24/07/2020
Turismo brasileiro pede socorro
Por Alexandre Sampaio*
Newsletter
Receba as novidades