Eventos MICE, o mercado que não para de crescer

Por Regina Lúcia de Medeiros Amorim

Regina Lúcia de Medeiros Amorim
O mercado de eventos MICE Meetings (Encontros), Incentives (Incentivos), Conferences (Conferências) and Exhibitions (Feiras) cresce em torno de 14% ao ano, o que representa uma participação de 4,32% do PIB do País. É portanto, um dos setores que mais cresce no Brasil.

Na América Latina mais de 4 mil associações de classe realizam eventos e no mundo são realizados mais de 100 mil eventos dos quais 54% desses eventos circulam em diferentes cidades e países. Eventos geram a economia do conhecimento, e eventos de negócios é desenvolvimento econômico.

Existem mais de 60 mil empresas que organizam feiras, congressos e exposições. São mais de 9 mil espaços para eventos em todo País, entretanto nem todos estão preparados para atuar no mercado MICE, pois esse segmento exige muito mais profissionalismo dos que operam nessa área.

O turismo de negócios e eventos, ainda tem muito a evoluir no que se refere a melhoria das infraestruturas para atender ao mercado MICE, da qualificação dos serviços de fornecedores do segmento, através de cursos que estimulem a criatividade, a sustentabilidade, a segurança e a inovação em eventos.

Nos últimos anos, o número de eventos internacionais no Brasil cresceu 400%. Aproximadamente 25% dos turistas que vêm ao Brasil faz parte do turismo de negócios e eventos, o que demonstra a sua importância para o desenvolvimento econômico de um destino turístico.

Para atuar no mercado de negócios e eventos a qualidade dos serviços é fundamental. Por isso é preciso saber trabalhar em equipe, como um time vencedor. Muito importante acompanhar as tendências desse mercado, saber caracterizar os diversos tipos de eventos, criar e captar eventos, saber elaborar o planejamento de negócios e eventos com preço justo, com sustentabilidade, criatividade, saber elaborar um projeto de eventos, saber negociar com patrocinadores, organizar eventos com o melhor plano de segurança em eventos, ter domínio para estar à frente de um cerimonial, o que poucos organizadores de eventos faz com qualidade. Muito necessário conhecer as estratégias de comunicação e marketing de cada tipo de evento, e por último praticar, vivenciar os bastidores do antes, durante e depois de um evento.

Essa é a proposta do curso Formação de Empreendedores em Eventos que já na sua 11ª edição, tem sido referência para os que atuam no mercado de eventos.

Em 2016, o curso terá início segunda-feira, dia 11 de abril, às 19 horas, no Centro de Educação Empreendedora do SEBRAE/PB. É preciso atuar com excelência no mercado de negócios e eventos, empreender nesse segmento, com foco nas tendências, nas oportunidades, nas necessidades e na satisfação dos clientes é a garantia de que você pode conquistar seu espaço nesse segmento de mercado!!!

Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo do SEBRAE - Paraíba.