Fogão a Lenha – Minas Gerais

Por Virgínia Câmara

“…Na grande cozinha

O fogão de lenha valente

Com panela de água quente

Que o tempo não deteve

Defumava o ambiente

Sua fumaça era o perfume

Mesmo quando causava ardume

Fazia chorar inconscientemente

Com banana assada na chapa

Colhida nas entranhas da mata

Ficou na saudade dormente…” (Marcos França)

Virgínia Câmara
Quem não se lembra do sabor caseiro da fazenda ou da casa da avó, quando ouve falar em fogão a lenha?! Embora não seja uma peça exclusiva do interior ou das fazendas, o fogão a lenha ainda é uma lembrança que remete a esses locais na memória das pessoas. Um cafezinho passado à tarde, uma broa de fubá quentinha, um frango com quiabo, aquele tutu de feijão e tantos outros pratos que sempre nos lembrarão o sabor e o aconchego desse fogão.

No Brasil, existem dois tipos diferentes de fogão a lenha. Temos o mais utilizado no Sul do país, montado em metal e, o outro, construído em alvenaria, muito comum em Minas Gerais e no interior de São Paulo. Algumas pessoas instalam serpentinas de canos de cobre na base desses fogões, permitindo a obtenção de água quente sempre que a lenha estiver queimando, muito utilizada em época de racionamento.

O fogão a lenha me leva de volta a minha infância, e a sensação de alegria toma conta do meu peito. Me lembro bem de toda família reunida envolta do fogão jogando conversa fora e minha mãe fazendo comidas deliciosas, preparando aquele doce de figo e a famosa goiabada, esses não tem como esquecer! Ainda criança, eu tinha o meu próprio fogão a lenha, para as brincadeiras da época. Não tinha experiência melhor do que poder cozinhar como minha mãe. Eu preparava os alimentos e ainda colocava a família para comer e participar das brincadeiras. As lembranças são muitas e o fogão a lenha está sempre presente na maioria delas.

“Tucuruca” era o nome dado pelos índios timbiras e guaranis ao fogão à lenha usado nas tribos. Na época, o fogo era feito em um buraco construído diretamente no chão, protegido por pedras, no qual se assentavam as vasilhas de barro e cerâmica. Com o passar do tempo, os modelos foram mudando. Apesar de ser ultrapassado pelo fogão a gás, devido à praticidade, o sabor continuou conquistando mais pessoas e ganhando destaque, principalmente, nas habitações construídas para lazer, como chácaras e ranchos, sobretudo, devido ao sabor único do alimento preparado sobre a lenha.