Identidade cultural da Gastronomia catarinense

O Seminário Identidade Cultural da Gastronomia de Santa Catarina é uma iniciativa do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia com o objetivo de apresentar e debater os principais conceitos e valores relacionados com a gastronomia regional.

Será na próxima terça-feira (30/06), das 9h às 18h, no CEART/UDESC. Está confirmada a presença da representante da UNESCO, a francesa Denise Bax, e da representante do SEBRAE Nacional, Durcelice Mascene. A programação inclui “mesas redondas” com especialistas sobre Cozinha Tradicional e Açoriana; gastronomia contemporânea e Cultura e Gastronomia, além da apresentação do resultado final da pesquisa “Memória Sensitiva da Gastronomia de Santa Catarina”.

Também participarão do Seminário — com entrada franca e aberto ao público — doze renomados designers do Brasil e do exterior (Espanha, México, Argentina, Colômbia), que de 1º à 6 de julho irão desenvolver em conjunto com profissionais e estudantes locais um conjunto de utensílios para valorização da gastronomia regional através da Oficina Criativa Design + Artesanato + Gastronomia, no Ceart/Udesc. Apenas 20 vagas estão disponíveis para a Oficina, com solicitação de inscrição pelo e-mail design.ceart@udesc.br.

“É uma ação que vai desencadear o processo de integração do design, artesanato e gastronomia, importante também pela participação das universidade, presença da UNESCO e contribuição dos artesãos que terão seu trabalho valorizado e devem ajudar a construir os utensílios”, afirma a presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires.

Soma de saberes para ampliar valor da Gastronomia local

“A proposta é promover o entrelaçamento de três atividades da economia criativa. O design intervindo na gastronomia, gerando trabalho e estimulando a demanda de produtos e utensílios artesanais, que produzidos localmente internalizam renda na comunidade”, explica o diretor da Associação FloripAmanhã, o designer Eduardo Barroso Neto.

O seminário será também uma espécie de briefing para os participantes da Oficina. “Como cada alimento tem uma história, uma origem, e uma forma de preparo que pode mudar de uma região para outra, entender essas diferenças e, em suas singularidades, descobrir o repertorio emocional das pessoas, e deles extrair valor, é o desafio proposto”, complementa Barroso. “O que buscamos será unir os saberes tradicionais das cozinhas com aquele presente nas oficinas artesanais. O sabor de uma soma de saberes, que toca não somente o palato, mas a alma das pessoas. Cada prato com uma linguagem formal e simbólica, que o distinguiam e o coloquem em valor”, acrescenta o diretor da FloripAmanhã.

Resultados esperados

A partir do seminário e do trabalho desenvolvido em seis dias de oficina, o objetivo do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia é criar novas produtos relacionados com os principais pratos da culinária de Santa Catarina, tais como: travessas, vasilhames, utensílios e complementos de mesa, na forma de coleções, cuja produção seja preferencialmente local e sua adoção pelos restaurantes comprometidos com o Programa.

“Dotar os pratos de uma referência simbólica, relacionada com a história ou a cultura do lugar, ampliando a percepção de seu valor”, resume Barroso. “O que se espera são artefatos que proponham uma solução relacionada com sua cultura de origem, estimulando a preservação de hábitos e tradições, porém aberta ao novo, as experimentações que enriquecem e ampliam o repertorio cultural”, conclui.

Realização e Apoio

O Seminário e a Oficina são uma realização da Associação FloripAmanhã e CEART/UDESC, com apoio do Sebrae, Prefeitura de Florianópolis, Estácio-Assesc, Floripa Convention, ABRASEL-SC, Costão do Santinho, IFSC, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), FIESC, UNISUL, Floripa Xperience, Vinícola Abreu Garcia e Floripa Walking Tour.