Impressão em tecido: técnica e possibilidades

Artigo de Paulo Amorim, Gerente de Relacionamento B2B da R1 Soluções Audiovisuais

Paulo Amorim
O mercado dos eventos corporativos é efervescente e, por isso, está sempre em busca de novas formas de inovar. Além, claro, de criar processos mais fáceis para diferentes necessidades.

Nesse contexto, a cenografia tem ganhado destaque com a impressão em tecidos tensionados.

Essa técnica permite uma maior flexibilidade de soluções, atendendo às mais diversas demandas de eventos de pequeno, médio ou grande porte. Seu custo de transporte é consideravelmente menor em relação ao que é gasto com a utilização do box truss e tem a montagem e desmontagem facilitada.

Sua técnica permite a impressão em qualquer tipo de tecido, com alta definição e liberdade de tamanhos e formas. Além de sua função decorativa, o tecido tensionado serve também para delimitar espaços ou diminuir grandes salões, por exemplo.

Como funciona a impressão em tecidos?

Nesta técnica, a impressão em tecidos é feita através da sublimação que, nada mais significa do que passar uma substância do seu estado sólido para o estado gasoso sem antes passar pela forma líquida. As tintas utilizadas nesse processo são sólidas e, quando expostos a temperaturas entre 195 e 205ºC pelo tempo de 20 a 30 segundos, se transformam diretamente para o estado gasoso.

A técnica é bastante eficiente porque, quando atingido esse estado, os pigmentos penetram nas fibras do tecido e se fixam permanentemente a elas, adquirindo cor. É exatamente por isso que as possibilidades de impressão são infinitas e os resultados possuem alta definição.

O que posso fazer com a impressão em tecidos?

Uma vez que tecidos podem ser adaptados a diferentes formas e tamanhos, as possibilidades com a impressão em tensionados é realmente grande. O formato mais conhecido é sua utilização para decorar ou cobrir paredes de forma personalizada e delimitar espaços.

Porém, também é possível personalizar balcões e receptivos, totens e displays, painéis e backdrops, estandes, além de servirem também como banners e flâmulas.

Dessa forma, é possível perceber que a impressão em tecidos oferece uma vasta gama de utilidades, dando liberdade para que sua criatividade se torne possível na realização do seu evento. Com ela, a imaginação pode correr solta que o resultado será garantido!

Fonte: assessoria