Legados da Copa em Belo Horizonte

Por Virgínia Câmara

Virgínia Câmara
O tempo passa realmente rápido. Quando paramos pra pensar, nos damos conta que já se passou um ano desde a copa do mundo no Brasil. Para o futebol, as lembranças não são tão boas, afinal, é difícil esquecer o jogo contra a Alemanha. Entretanto, mesmo com muita discussão em torno da copa, devemos reconhecer que muitas coisas boas foram deixadas em Belo Horizonte e são visíveis até hoje. A capital mineira investiu muito no setor turístico e ganhou vários hotéis, o que desencadeou pontos positivos e negativos.

Com muitas opções, já era de se esperar que os preços das diárias baixassem e foi exatamente o que aconteceu. Atualmente, observamos as diárias em BH caíram 46% após a Copa do Mundo, mostrando que os investimentos feitos pela rede hoteleira não está dando o retorno esperado pelo setor. Conforme pesquisa do site Trivago, especializado em reservas de hotéis, em comparação com junho do ano passado, o preço médio das diárias de hotel registrou a maior queda em relação às outras cidades que também receberam o evento.

Contudo, é importante avaliar que os turistas que vêm para BH serão os mais beneficiados. Apesar de o mineiro já ser conhecido como um povo hospitaleiro, um dos principais legados da copa foi o ensino sobre como receber bem um turista. O setor hoteleiro cresceu muito com a copa e passou a ter mais know-how, aprendendo a agir em eventos de grande porte e a receber turistas de diversas nacionalidades.

Com esses fatores, devemos reconhecer que é hora de estimular e promover, em passo acelerado, o setor, para evitar fechamentos dos novos investimentos. Belo Horizonte é uma cidade acolhedora e com muitas belezas a serem desfrutadas. Sendo assim, é importante reconhecer e destacar esses pontos positivos para os outros estados e países, atraindo mais turistas e reerguendo o setor hoteleiro.